Embora a Microsoft ainda não tenha oficializado as novas configurações de super resolução para Windows, os detalhes precisos permanecem um mistério. A Microsoft apresentou oficialmente o DirectSRum conjunto inovador de APIs projetado para facilitar aos desenvolvedores de jogos a implementação de suporte para várias soluções de super resoluçãocomo Nvidia DLSS, AMD FidelityFX e Intel XeSS.
A premissa do DirectSR é simplificar a integração da Super Resolução nos jogos atuaistornando-a mais fluida e eficiente, adaptando-se adequadamente a uma variedade de hardware. Com o objetivo de fornecer aos desenvolvedores uma interface unificada e um único “caminho de código”, a Microsoft busca tornar seus jogos compatíveis com DLSS, FidelityFX e XeSS. De acordo com a postagem do blog DirectX, DirectSR representa o “elo perdido” que os desenvolvedores esperavam para abordar a integração de Super Resolução.
A versão prévia pública do DirectSR estará disponível em breve como parte do Microsoft Agility SDK. Além disso, a empresa planeja compartilhar mais detalhes sobre o DirectSR durante a próxima conferência da CDG em São Francisco, marcada para 18 a 21 de março. Durante este evento, a Microsoft apresentará seu DirectX State of the Union, onde os desenvolvedores poderão visualizar informações adicionais sobre a nova API.
Paralelamente ao anúncio do DirectSR, a Microsoft planeja detalhar a API Work Graphs em uma sessão separada. Esta nova ferramenta visa melhorar a eficiência das cargas de trabalho da GPU de uma forma revolucionária. A Microsoft e a AMD darão uma primeira olhada em como a API Work Graphs permitirá que as placas gráficas gerenciem seu próprio trabalho de forma autônoma.
Temos o prazer de anunciar DirectSR, nossa nova API projetada em colaboração com fornecedores de hardware de GPU para permitir a integração perfeita de Super Resolução (SR) na próxima geração de jogos. Super Resolução é uma técnica de ponta que aumenta a resolução e a qualidade visual dos jogos. DirectSR é o elo perdido que os desenvolvedores esperavam ao abordar a integração de SR, fornecendo uma experiência mais suave e eficiente que pode ser dimensionada em todo o hardware.
Essa API permite SR de vários fornecedores por meio de um conjunto comum de entradas e saídas, permitindo um único caminho de código para habilitar uma variedade de soluções, incluindo Super Resolução NVIDIA DLSS, Super Resolução AMD FidelityFX e Intel XeSS. O DirectSR estará disponível em breve no Agility SDK como uma prévia pública, permitindo que os desenvolvedores o testem e forneçam feedback. Não perca nosso DirectX State of the Union na GDC para ver como o DirectSR pode ser usado com seus jogos!
O anúncio do DirectSR parece ter encerrado as especulações sobre se a Microsoft estava desenvolvendo seu próprio escalonador de resolução. A opção recém-descoberta para ativar a Super Resolução no nível do sistema agora parece ser destinada às tecnologias existentes, em vez de ser uma opção completamente nova.