Dois grupos de astrônomos estão disputando uma corrida para divulgar evidências confirmadas de uma civilização alienígena. Isso é o que diz o YouTuber Simon Holland, conhecido por produzir documentários sobre o Universo em parceria com projetos da NASA.
“Encontramos uma inteligência extraterrestre em nossa galáxia, e as pessoas ainda não sabem disso”, disse ele, em entrevista ao site The Mirror.
A fonte dessa informação seria uma conexão dentro da iniciativa Breakthrough Listen, financiada por bilionários como Mark Zuckerberg e Yuri Milner, focada na busca por sinais de vida fora da Terra. Segundo Holland, os astrônomos de um projeto baseado em Oxford, na Inglaterra, teriam detectado transmissões de origem extraterrestre usando o telescópio Parkes, na Austrália.
Ele alerta que, apesar das descobertas iniciais, a equipe corre o risco de ser superada pelo programa FAST, da China, que opera o maior telescópio do mundo – o Telescópio Esférico de Rádio de 500 metros de abertura.
Sinal diferente de qualquer outro foi detectado no Universo
De acordo com Holland, a disputa entre as equipes britânica e chinesa se intensifica, com ambas competindo para anunciar a descoberta de sinais, particularmente o BLC-1, considerado o mais promissor entre cinco possíveis candidatos a assinatura tecnológica.
Esses sinais, que foram detectados por radiotelescópios e analisados por meio de programas como o “Seti at Home“, não se assemelham a nenhum fenômeno natural conhecido. Holland explica que o BLC-1 é um “ponto único” no espectro eletromagnético, diferente do ruído de fundo comum no Universo.
Embora a confirmação final ainda dependa de mais evidências, Holland acredita que o anúncio oficial pode ocorrer no próximo mês.
Para falar sobre esses rumores e traçar um panorama sobre as pesquisas que buscam vida inteligente fora da Terra, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (18) recebe Ary Martins. Fundador e diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, ele se descreve como “astrônomo e cosmólogo autodidata, professor de guitarra/violão, divulgador científico e filósofo”.
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter (X), LinkedIn e TikTok.