Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes). Nesta segunda-feira (13), quem está nessa fase é Urano.
Para quem tem pressa:
- Urano estará em oposição ao Sol;
- Isso significa que a Terra está entre os dois corpos;
- Desta forma, o gigante gelado está mais próximo do nosso planeta;
- Por isso, este é o melhor momento para observá-lo no céu.
De acordo com o site InTheSky.org, por volta das 14h10 (pelo horário de Brasília), o penúltimo planeta do Sistema Solar vai chegar a 18.63 Unidades Astronômicas (UA) da Terra, o que equivale a “somente” 2,8 bilhões de km daqui.
Essa aproximação máxima com a Terra, denominada perigeu, é ilustrada pelo diagrama abaixo:
Posicionado na constelação de Áries, Urano estará visível a partir das 20h, até às 3h35, atingindo seu ponto mais alto no céu por volta das 23h45, a 48º acima do horizonte a norte.
Nesse momento, seu disco vai medir 3,8 segundos de arco, brilhando na magnitude de 5,6. Quanto mais brilhante um corpo parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
Embora o momento exato da oposição seja nesta segunda-feira, Urano já está há alguns dias por “perto” (e vai continuar ao longo desta semana), já que a distância entre os corpos celestes praticamente não se altera nos dias próximos à oposição.
Não são apenas os planetas que fazem oposição ao Sol
Considerando que uma oposição só acontece quando a Terra está entre o Sol e outro corpo celeste, esse evento ocorre para os planetas mais distantes do astro do que o nosso, ou seja, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
No entanto, de acordo com o guia de observações astronômicas Star Walk, além dos planetas, os cometas, os asteroides e alguns outros corpos do Sistema Solar também fazem oposição ao Sol. Um exemplo bem conhecido disso é a Lua na fase cheia. Por estar na oposição, o disco lunar é totalmente iluminado pela luz da nossa estrela hospedeira.
Para ver os objetos celestes em oposição, basta olhar para o lado exatamente contrário ao que o Sol se põe. Você ainda consegue localizar e identificar facilmente um planeta se consultar um aplicativo de astronomia, como o Stellarium, o Sky Tonight ou o SkySafari, por exemplo.