sábado, setembro 28, 2024
InícioInternacionalEstados Unidos são grande algoz do Brasil na Olimpíada de Paris

Estados Unidos são grande algoz do Brasil na Olimpíada de Paris

A Seleção Brasileira de futebol feminino perdeu por 1 a 0 para os Estados Unidos, na tarde deste sábado, 10, e ficou com a medalha de prata, depois de 16 anos fora de um pódio olímpico na modalidade. A final do futebol repetiu um padrão curioso nessa Olimpíada de Paris: vitórias dos EUA sobre o Brasil.

Com o resultado deste sábado, o Brasil chegou a sete derrotas em confrontos diretos para os norte-americanos. Atletas norte-americanas superaram brasileiros na ginástica artística por equipes, no individual geral e em algumas modalidades específicas. 

Além disso, foi responsável direto por derrotas brasileiras no surfe feminino, vôlei masculino e feminino, basquete masculino, atletismo e, agora, futebol feminino. 

Simone Biles (EUA) x Rebeca Andrade (BRA)

Atletas americanas reverenciam Rebeca Andrade no pódio olímpico | Foto: Reprodução/Reuters
Atletas americanas reverenciam Rebeca Andrade no pódio olímpico | Foto: Reprodução/Reuters

Liderado por Simone Biles, o time de ginástica artística dos EUA levou o ouro na ginástica por equipes. Já o Brasil, de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira, ficou com o bronze, em um pódio inédito no esporte olímpico. 

Biles ainda protagonizou disputa acirrada com Rebeca Andrade, tanto no individual geral quanto nos aparelhos isolados. A norte-americana levou o ouro no individual geral e no salto, competições que a brasileira ficou com a prata. No solo, Rebeca foi melhor, ficou com o ouro e foi reverenciada pelas adversárias no pódio. 

Derrotas esperadas

bernardinho
Seleção masculina de vôlei perdeu para os EUA na segunda-feira 5 | Foto: Reprodução/X/@tiebreakcomm

Depois do favoritismo da possível melhor da história na ginástica, Simone Biles, outras duas derrotas do Brasil para os Estados Unidos eram esperadas: no vôlei masculino e no basquete masculino. A NBA é a melhor liga de basquete do mundo, e a seleção dos EUA reuniu os melhores atletas. Resultado: 122 x 87. 

Já no vôlei masculino, o Brasil se classificou na fase de grupos na 3ª colocação, com apenas uma vitória e duas derrotas. Em outra chave, os EUA lideraram, com três vitórias em três jogos. Nas quartas de final, os favoritos avançaram. 

Olimpíada: surfe, vôlei feminino e atletismo

Alison dos Santos, o Piu, medalha de bronze Paris 2024
Alison dos Santos, o Piu, teve boa largada e acelerou no final dos 400m com barreiras | Foto: Reprodução/Twitter

Nos 400 metros com barreira, o brasileiro Alison dos Santos, o Piu, entrou na final defendendo o bronze, conquistado na Olimpíada de Tóquio 2020. Naquela disputa, o norte-americano Rai Benjamin foi prata e o norueguês Karsten Warholm, ouro. Em Paris, o pódio foi o mesmo, com uma inversão entre os dois primeiros colocados. Ouro para os EUA, prata para a Noruega e novamente bronze para o Brasil. 

No surfe feminino, a final entre a brasileira Tatiana Weston-Webb e Caroline Marks foi decidida por detalhes. Da última onda da brasileira, era preciso sair uma nota 4.68 para ela garantir o ouro. No entanto, os juízes avaliaram seu desempenho com um 4.5, e a norte-americana ficou no lugar mais alto do pódio. Foi a primeira medalha da história do surfe feminino brasileiro. 

Por fim, um esporte em que o Brasil chegou com o favoritismo é o vôlei feminino. As brasileiras chegaram 100% na semifinal, diante dos EUA, sem ter perdido nenhum set sequer. Em um jogo de altos e baixos, a definição da classificada à final saiu apenas no tiebreak, em que os EUA levaram a melhor. O Brasil ficou com o bronze, em vitória sobre a Turquia. As norte-americanas vão em busca do ouro contra a Itália, em jogo na manhã deste domingo, 11, último dias de competições na Olimpíada de Paris.

Leia também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui