A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta terça-feira (9) a data e o valor mínimo de lance do leilão do terreno do Gasômetro, local previsto para a construção do estádio do Flamengo. A realização do leilão está marcada para 31 de julho, às 14h30.
Os interessados em adquirir o terreno devem dar um lance mínimo de R$ 138,2 milhões e têm a obrigatoriedade de construir uma arena esportiva no local. O Flamengo já manifestou interesse na aquisição e construção de seu estádio na região portuária do Rio de Janeiro. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, inclusive, auxilia o clube neste objetivo. Em junho, Paes falou sobre a importância da construção do estádio do Flamengo para a revitalização da região.
O terreno do Gasômetro foi adquirido pela prefeitura em 2012 e, posteriormente, transferido para o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, gerido pela Caixa Econômica Federal. No local, que está desativado desde 2005, funcionavam armazéns de gás manufaturado.
Quem realizar o maior lance arrematará o terreno e deverá implantar no local um “equipamento esportivo com potencial de geração de fluxo mínimo” de 70 mil pessoas. O projeto deverá ser acompanhado de um plano de mobilidade urbana que privilegie o uso do transporte coletivo e o acesso por pedestre nas imediações. Também deverá promover a integração urbana com o entorno, por meio da coexistência com estabelecimentos ao seu redor, como lojas, bares, restaurantes e museus.