Noruega, Alemanha, Áustria e Bélgica já recebem o inovador veículo urbano da Podbike, com autonomia de 60 km e pedais ligados a gerador
O Frikar, um quadriciclo elétrico a pedal desenvolvido pela empresa norueguesa Podbike (antiga Elpedal), acaba de expandir sua presença na Europa. Após ser lançado na Noruega e na Alemanha, o veículo agora também está disponível para compra na Áustria e na Bélgica, com entregas previstas até julho.
Projetado para unir conforto, sustentabilidade e mobilidade urbana, o Frikar tem um design totalmente fechado, oferecendo proteção contra intempéries.
Especificações do veículo
- Embora tenha pedais, ele não usa correntes ou correias: o ciclista gera energia por meio de um gerador, que alimenta dois motores elétricos nas rodas traseiras.
- A bateria removível garante uma autonomia de até 60 km por carga, podendo ser estendida com baterias extras.
- Com velocidade limitada a 25 km/h, o Frikar acomoda um adulto e oferece 160 litros de espaço para carga — ou a opção de instalar uma cadeirinha infantil.
- Pesando cerca de 100 kg, ele suporta até 230 kg no total (piloto, criança e bagagem).

Segurança completa
Entre os recursos de conforto e segurança estão: sistema completo de iluminação com indicadores, limpador de para-brisa, desembaçador, espelhos laterais, carpete interno e capota removível para dias quentes. O preço inicial é de € 10.916, mas pode variar de acordo com o país.
Apesar da crescente demanda, o Frikar ainda não tem previsão de lançamento fora da Europa, por enquanto. Em lugares como os EUA, o formato de quatro rodas impede que ele seja classificado como uma e-bike na região.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.