sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaEsse patinete elétrico quer substituir as bicicletas de entrega

Esse patinete elétrico quer substituir as bicicletas de entrega

As bicicletas de entrega já são eficientes, mas, conforme o setor avança, novos modelos surgem para inovar e oferecer opções cada vez mais diversas. É o caso de uma nova scooter elétrica que se parece com um patinete e quer mudar a forma como o condutor dirige para, no lugar onde ele ficava, comportar ainda mais carga.

Patinete de carga

A Scootility se define como uma “scooter elétrica de carga”, mas se assemelha mais a um patinete. O modelo tem propostas semelhantes a outras inovações no setor da entrega: carregar mais carga para otimizar tempo.

No entanto, ao invés de diminuir os aros das rodas, como algumas bicicletas já fizeram para ter mais espaço para a bagagem, o veículo propõem uma mudança na forma como o condutor dirige.

Para conduzir o patinete, o motorista deve ficar na vertical (ou seja, em pé).

Vantagens vs. desvantagens

(Foto: Scootility/Reprodução)
  • A desvantagem mais óbvia do modelo é que o motorista terá que ficar em pé durante todo o trajeto, o que pode se tornar cansativo ao longo de um dia de trabalho. Por estar mais perto do solo e ter rodas menores, o passeio também pode ser mais tortuoso (mas a empresa garante que a suspensão ajuda a diminuir parte das lombadas do caminho);
  • Já a vantagem é que, devido ao design de patinete, sem um quadro de suspensão e rodas grandes, há mais espaço para bagagem, facilitando as viagens;
  • O local em que uma roda grande ocuparia ganha uma mala de carga na Scootility, capaz de levar 140 litros de carga. A titulo de comparação, o porta-malas de um Fiat Uno tem cerca de 290 litros, pouco mais da metade do espaço do patinete;
  • Além disso, o “porta-malas” é removível e substituível, deixando o veículo adaptável para diferentes situações;
  • Segundo a empresa, a vantagem desse design é que o modelo é mais compacto que carros e vans de entrega, mas tem mais capacidade do que uma bicicleta de carga comum. Ele também é mais manobrável do que uma e-bike e mais estável do que um ciclomotor.

De acordo com o site Electrek, por enquanto o modelo ainda não entrou na fase de produção. Quando acontecer e um preço for divulgado, os entregadores devem decidir se o design peculiar vale a pena ou não.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui