O silêncio é um dos meus maiores aliados no trabalho. Não sei vocês, mas sinto que rendo melhor em locais sem agitação e barulho. Não necessariamente silenciosos, até por que a ausência do som é algo quase impossível de se alcançar em condições normais.
Neste momento, por exemplo, estou sozinho em casa e ouço o barulho de folhas sendo balançadas pelo vento, ouço o barulho distante do trânsito, um caminhão provavelmente em primeira marcha para ganhar força na subida. Me mexi levemente na cadeira e ouvi o ruído das rodinhas se movimentando pelo chão de azulejo.
Leia mais
Faça você esse teste em um lugar tranquilo. Feche os olhos e tente identificar os sons. É uma atividade que vai te trazer paz. E você vai perceber que sempre tem algum barulho. A ausência completa do som existe, sim, mas apenas em laboratórios, ambientes controlados e insuportáveis, segundo consta.
De acordo com o Guinness World Records, o lugar mais silencioso da Terra é a câmara de teste anecoica dos Laboratórios Orfield, em Minneapolis (EUA). Ela é tão silenciosa que o nível de ruído de fundo chega a ser negativo: de -24,9 decibéis!
Ausência do som pode ser insuportável
- A palavra anecoico significa “sem eco” – soa melhor em Inglês.
- Trata-se de uma sala projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas.
- Isso é possível graças a uma série de cunhas de fibra de vidro que cobrem as paredes, o chão e o teto, quebrando e abafando quaisquer ondas sonoras que ousem surgir no espaço.
- Além disso, camadas espessas de tijolo e aço servem para isolar o som da sala, enquanto um sistema de molas garante que nenhuma vibração externa tenha chance de se intrometer.
- O criador dessa sala, o designer Steven J. Orfield, afirma que o local é tão silencioso que, quem entra na câmara consegue ouvir os próprios batimentos cardíacos.
- Isso, porém, não é nada bom, segundo explica.
- A ausência completa de som pode desequilibrar completamente os sentidos, resultando em perda de equilíbrio e uma sensação geral de intenso desconforto.
- Orfield disse que é impossível permanecer na câmara por mais de meia hora sem precisar se sentar.
- E que, mesmo com a cadeira, uma pessoa normalmente não consegue ficar mais do que 45 minutos lá dentro.
- Especialistas afirmam que algumas pessoas podem ter alucinações até.
- A explicação é que nosso corpo não é acostumado com esse tipo de situação.
- Um sussurro, por exemplo, tem algo entre 20 e 30 decibéis.
- Ou seja, nós não trabalhamos realmente com decibéis negativos.
Mas para que essa sala existe?
É uma ótima pergunta. E existem diversas outras câmaras do tipo espalhadas pelo mundo. Antes dos Laboratórios Orfield, a sala mais silenciosa do planeta era a câmara anecoica da sede da Microsoft em Redmond, Washington. O nível lá, no entanto, é de -20,6 decibéis, ou seja, inferior ao do atual recordista.
E não, elas não existem apenas para disputarem entre si esse título. Além de estudos científicos e fisiológicos, esses locais são amplamente utilizados por grandes fabricantes, que fazem leituras de quão barulhentos são os seus produtos.
Sim, um eletrodoméstico ou um eletrônico faz barulho, mas ele é quase imperceptível no nosso dia a dia. A sala anecoica deixa claro para as empresas o nível real do ruído.
Outro uso importante é feito pelos astronautas, que por vezes entram nestas salas assustadoramente silenciosas para se prepararem para o silêncio do espaço.
As informações são do IFL Science.