As Polícias Civil e Militar de São Paulo terão delegacias e batalhões especializados para garantir a segurança de um jogo da National Football League (NFL), liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, que será realizado no Brasil. A partida ocorrerá na próxima sexta-feira, 6, na Neo Química Arena, zona leste de São Paulo.
O jogo será o primeiro evento da NFL realizado em um país da América do Sul. A partida terá um confronto entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
A Polícia Militar aumentará o efetivo na chegada das delegações da NFL ao Aeroporto de Guarulhos e fará a escolta dos times até os hotéis, locais de treino e estádio. A medida visa a garantir a segurança dos atletas desde sua chegada à cidade.
Durante a semana do evento, o policiamento será intensificado para proteger o público. Haverá policiais nas proximidades do estádio, no transporte público, em hotéis e locais turísticos da capital paulista, para garantir a tranquilidade aos torcedores.
No estádio, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) realizará uma varredura antes do jogo, com a ajuda de cães policiais, para identificar possíveis riscos de explosão ou outros perigos aos espectadores.
A força-tarefa contará com policiais dos Comandos de Policiamento Metropolitano, da capital paulista, de Choque e de Trânsito, além do Corpo de Bombeiros, para assegurar a ordem durante o evento.
A Polícia Civil envolverá nove departamentos, além das delegacias no entorno do estádio e três centros de comando e controle, para monitorar a área e responder rapidamente a quaisquer incidentes.
DDM atuará em jogo da NFL
Unidades especializadas, como a Divisão de Crimes Cibernéticos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais; e o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) também estarão presentes para dar suporte ao evento.
O patrulhamento preventivo será feito pelo Grupo Armado de Repressão a Roubos e o Grupo Especial de Reação, do Departamento de Operações Policiais Estratégicas, com grupos antibombas, drones e helicópteros.
O policiamento se concentrará no combate a furtos de celulares, golpes de troca de cartão de crédito e a venda ilegal de ingressos, que já estão esgotados no site oficial do evento.
A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista terá uma unidade móvel no estádio para atender a ocorrências e apoiar turistas que chegarem aos aeroportos. Pela primeira vez, estrangeiros poderão registrar boletins de ocorrência pela internet, em inglês e espanhol.
As delegacias no estádio contarão com policiais mulheres para dar suporte e acolhimento em casos de crimes. A Polícia Civil oferece dicas para torcedores, como manter pertences à vista, evitar manusear dinheiro em público e preferir pagar em dinheiro.
Outra recomendação é evitar transportes clandestinos, não aceitar bebidas de desconhecidos e procurar um agente público ou policial em caso de abordagem suspeita. As medidas visam a garantir a segurança e o bem-estar dos torcedores durante o evento.