Tudo sobre Inteligência Artificial
A ESPN anunciou a criação de avatar gerado por inteligência artificial (IA) para discussões pré-jogo, “promovendo educação e diversão em torno de análises esportivas”, segundo o canal esportivo. A tecnologia está sendo testada no programa de futebol americano universitário de sábado “SEC Nation”.
Batizado de FACTS, o avatar vai usar informações extraídas do ESPN Analytics, que inclui dados, como o Football Power Index (FPI), estatísticas de jogadores e times e cronogramas de jogos. A emissora garante que o recurso não vai substituir jornalistas e colaboradores.
“O FACTS foi criado para testar inovações no mercado e criar uma saída para os dados do ESPN Analytics serem acessíveis aos fãs em segmento envolvente e agradável. Ele complementa nossos jornalistas e talentos no ar, fornecendo percepções adicionais”, disse Baron Miller, produtor-coordenador da SEC Network/ESPN.
O recurso parece relembrar a atuação do pesquisador Howie Schwab, o primeiro estatístico da ESPN que estrelou o game show “Stump the Schaw” nos anos 2000, como destaca o The Verge.
Como o avatar da ESPN foi criado?
O FACTS é construído no NVIDIA Omniverse, usando seus microsserviços ACE, e integra-se com o Azure OpenAI para processamento de linguagem e ElevenLabs para conversão de texto em fala. “Será maneira nova e atraente para ajudar a promover o engajamento e educar os fãs sobre análises esportivas complexas e fornecer oportunidade de atingir novos públicos”, defendeu Miller.
A ferramenta foi desenvolvida no ESPN Edge Innovation Center, que cria “inovações revolucionárias para melhor atender aos fãs de esportes”. Essa não é a primeira vez que a emissora adota IA em seus produtos. Em setembro, o canal passou a utilizar a tecnologia para produzir histórias de recapitulação de jogos de eventos esportivos selecionados em suas plataformas digitais.
O modelo generativo criado em parceria com a Microsoft resgata momentos da Premier Lacrosse League (PLL) e da National Women’s Soccer League (NWSL), devendo ser estendido para outras modalidades no futuro.
“Cada recapitulação gerada por IA será revisada por um editor humano para garantir qualidade e precisão. Além disso, o conteúdo criado por IA será claramente indicado para os fãs, por meio do byline ‘ESPN Generative AI Services’”, explicou o canal.