domingo, novembro 17, 2024
InícioEsporteEspecialista analisa chance de punições ao Palmeiras após banimento da Mancha

Especialista analisa chance de punições ao Palmeiras após banimento da Mancha

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou uma decisão drástica ao proibir a Mancha Verde, principal torcida organizada do Palmeiras, de frequentar estádios no estado de São Paulo por tempo indeterminado.

A medida foi adotada após uma emboscada envolvendo integrantes da Mancha Verde contra torcedores do Cruzeiro, que resultou em uma morte e 17 feridos.

Além da proibição, a polícia de São Paulo solicitou a prisão do presidente da Mancha Verde, Jorge Luis Sampaio Santos, do vice-presidente Felipe Matos dos Santos, e de outros quatro torcedores. A defesa de Jorge Luis informou à CNN que, até o momento, não teve acesso ao inquérito.

O especialista em direito esportivo Andrei Kampff explicou em entrevista ao CNN Arena desta quarta-feira (30) como essas punições funcionam na prática: “Quando falamos de combate à violência, precisamos entender que esse combate é plural. Ele precisa ser feito por dois movimentos independentes: o Estado, com sua responsabilidade pela segurança da sociedade, e outro dentro do movimento privado do esporte”.

Quanto à possibilidade de o Palmeiras ser penalizado com perda de pontos, Kampff considera um caminho difícil.

Ele argumenta que o incidente ocorreu longe do ambiente esportivo e não há fundamento legal para punir o clube em âmbito esportivo por esse ataque da torcida organizada.

“Não foi dentro ou no entorno do estádio, não ocorreu durante ou após uma partida em que o Palmeiras esteve envolvido, e não há uma ação ou omissão do clube nesse caso”, explicou o especialista.

Kampff conclui que é necessário um debate mais amplo sobre a responsabilidade do movimento privado do esporte no combate à violência, sugerindo inclusive a possibilidade de paralisar o Campeonato Brasileiro por uma rodada para promover uma reflexão envolvendo todos os atores da comunidade esportiva.

Kampff ressaltou que a ação da Federação Paulista está dentro da competência do esporte, amparada inclusive pela Constituição no artigo 217.

“O esporte se manifesta e age dentro dos seus limites para o combate à violência, para tentar tornar o ambiente esportivo um pouco mais saudável”, afirmou.

O especialista também destacou que, uma vez identificados os agressores, o movimento esportivo tem a obrigação de bani-los do ambiente esportivo, impedindo que sejam sócios de clubes ou frequentem estádios de futebol.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui