terça-feira, novembro 19, 2024
InícioDestaqueEspanha nomeia embaixador na Argentina após crise com Milei

Espanha nomeia embaixador na Argentina após crise com Milei

A Espanha nomeou Joaquín Laborde como novo embaixador na Argentina. A decisão ocorreu cinco meses depois de uma crise diplomática entre os países, iniciada em razão de uma fala do presidente argentino Javier Milei, com críticas à primeira-dama espanhola, em Madri.

Ambos os países expressaram, em nota conjunta, o desejo de “fortalecer seu relacionamento para que o máximo nível de confiança e respeito mútuo possa ser atingido em termos institucionais e políticos, como nossos povos merecem”.

Em maio, Milei esteve em Madri, a capital da Espanha, para um evento do partido Vox. Durante o discurso, insinuou que a mulher do presidente Pedro Sánchez era “corrupta”.

“As elites globais não percebem quão destrutiva pode ser a implementação das ideias do socialismo, não sabem que tipo de sociedade e país podem produzir, e que tipo de pessoas apegadas ao poder e que níveis de abuso podem gerar”, afirmou Milei, à época. “Quero dizer, mesmo que tenha a mulher corrupta, por assim dizer.”

A crise entre Espanha, de Sánchez, e Argentina, de Milei

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, ao lado de sua esposa, Begoña Gómez. Ela é acusada de corrupção empresarial e tráfico de influência
Presidente da Espanha, Pedro Sánchez, ao lado de sua mulher, Begoña Gómez | Foto: Reprodução/Instagram

Essas declarações causaram tensões diplomáticas. Dias depois da fala, a Espanha reconvocou sua embaixadora em Buenos Aires ao país de origem. Diplomatas consideram o ato como grave.

Agora, apesar de o gabinete de Pedro Sánchez confirmar Laborde como novo embaixador, o político não comentou se Milei se desculpou ou mesmo se perdoou o presidente da Argentina. Milei deve participar da reunião do G20, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2024.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui