domingo, setembro 29, 2024
InícioCiência e tecnologiaEspada samurai encontrada em porão da 2ª Guerra Mundial

Espada samurai encontrada em porão da 2ª Guerra Mundial

Uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta impressionante na Alemanha. Eles encontraram uma rara espada samurai japonesa nos destroços de um porão que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial.

Conhecida como wakizashi, a espada estava fortemente corroída

  • Inicialmente, os pesquisadores pensaram que se tratava de um sabre de desfile militar, mas uma análise mais aprofundada revelou que ela era na verdade proveniente do Japão do período Edo (de 1603 a 1868).
  • A principal hipótese é de que a espada tenha sido levada para a Alemanha em 1800 como parte de uma missão diplomática.
  • Em 1873, quando era imperador, Guilherme I recebeu a embaixada da Missão Iwakura.
  • No entanto, não se sabe como a espada teria parado lá.
Espada samurai surpreendeu arqueólogos (Imagem: Museu de Pré-história e História Antiga dos Museus Estatais de Berlim)

Leia mais

Arma pode datar do século XVI

A história é ainda mais impressionante do que apenas uma espada samurai encontrada na Alemanha. A arma foi localizada durante escavações realizadas em escombros da Segunda Guerra Mundial.

Durante os trabalhos, arqueólogos localizaram muitos artefatos relacionados ao conflito, incluindo freios, estribos, meios-fios e arreios que haviam sido descartados no final da guerra. Mas o que mais chamou a atenção foi a localização da espada.

Após meses de restauração, os pesquisadores conseguiram confirmar que a arma era uma wakizashi fragmentária, ou seja, uma espada que “já foi reservada para dignitários como uma arma relacionada ao status”. Historicamente, as wakizashi eram carregadas apenas por samurais e usadas para acertar alvos próximos.

Espada é ricamente decorada (Imagem: Museu de Pré-história e História Antiga dos Museus Estatais de Berlim)

O cabo de madeira da espada recém-descoberta foi danificado pelo calor, mas os invólucros têxteis ainda estão preservados. Além disso, a restauração apontou que o metal usado na base do cabo representava Daikoku, um dos sete deuses da sorte no Japão.

A equipe também encontrou decorações de flores de crisântemo e linhas de água na guarda da espada. Um raio-X mostrou que a lâmina havia sido encurtada e que o cabo não era o original. Por isso, a arma original pode ser ainda mais antiga, possivelmente datando do século XVI, de acordo com o Museu de Pré-história e História Antiga dos Museus Estatais de Berlim.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui