Escavações realizadas por arqueólogos em ruínas de um complexo militar de 3.200 anos de idade localizado no atual território do Egito revelaram uma variedade de artefatos. Um dos mais impressionantes é uma espada antiga com hieróglifos representando o nome do faraó Ramsés II.
Presente dado a um oficial do exército de Ramsés II
- A arma é feita de bronze e foi encontrada em uma pequena sala.
- Segundo os pesquisadores, ela era destinada à luta e não apenas um item para exibição.
- A espada ainda conta com uma inscrição com o nome de Ramsés II, que governou o Egito por volta de 1279 a 1213 a.C.).
- No entanto, a equipe afirma que o objeto não deve ter pertencido ao famoso faraó.
- A teoria mais aceita é que ela provavelmente foi dada a um oficial de alto escalão como recompensa por atos de bravura em batalhas.
Leia mais
Descoberta pode revelar segredos sobre táticas militares dos egípcios antigos
Também foram encontrados no local blocos de calcário com hieróglifos que mencionam Ramsés II. De acordo com os cientistas, o espaço teria servido para abrigar soldados sob o comando do faraó.
A localização do quartel antigo, ao longo de uma estrada no noroeste do Delta do Nilo, teria permitido que o exército egípcio enfrentasse inimigos vindos do deserto ocidental ou pelo Mar Mediterrâneo.
Os pesquisadores afirmaram que esta é uma descoberta importante para entender a estratégia e especialmente a logística das forças comandadas por Ramsés II. Outros locais militares construídos pelo faraó já foram encontrados no noroeste do Egito, mas não estão tão bem preservados.
De acordo com a equipe, o espaço estava bem protegido e pode até ter sido capaz de produzir algumas armas. As informações são do Live Science.