A nave espacial Dream Chaser está realizando seus últimos testes antes do seu primeiro lançamento, previsto para acontecer em 2024. A espaçonave é um ônibus espacial da Sierra Space e recebe o nome de Tenacity.
A montagem da Dream Chaser foi concluída no início de novembro, e depois disso ela foi transferida das instalações da Sierra Space, em Louisville, Colorado, para o Neil A. Armstrong Test Facility da NASA, em Ohio, onde está passando por teste ambientais, de acordo com comunicado da empresa espacial privada.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Entre os testes, está o empilhamento do módulo de carga na configuração de lançamento para exposição na Mechanical Vibration Facility, a mesa de vibração mais poderosa do mundo, que pode até mesmo simular as vibrações extremas de um lançamento.
O voo inaugural acontecerá a bordo de um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance, que está se preparando para seu primeiro voo em janeiro. Ele irá decolar do Cabo Canaveral, na Flórida e irá retornar para a pista de lançamento do Space Florida no Centro Espacial Kennedy (KSC).
A Sierra Space ainda não divulgou uma data para quando irá acontecer o lançamento, além de que ele irá ocorrer em 2024. No entanto, relatórios anteriores apontam que a Dream Chaser pode voar pela primeira vez já em abril.
As espaçonaves Dream Chaser
As espaçonaves Dream Chaser foram projetadas para transportarem cargas até a Estação Espacial Internacional (ISS), mas uma versão tripulada pode carregar até 7 astronautas. A Tenacity está programada para realizar inicialmente sete missões de reabastecimento de carga robótica na ISS, mas os ônibus espaciais da Sierra Space podem ser reutilizados no mínimo em 15 missões.
- As espaçonaves Dream Chaser podem pousar em pistas comerciais ao invés de caírem no oceano;
- As operações da espaçonave são totalmente autônomas e possuem um sistema de propulsão verde, baseado em peróxido de hidrogênio;
- Além da Tenacity, a Sierra Space também está produzindo outro veículo Dream Chaser, a Reverence.