Uma escultura pré-histórica, descoberta dentro de uma caverna na França, retrata com uma riqueza de detalhes uma imagem um tanto quanto curiosa. Um bisão da estepe (Bison priscus), espécie já extinta, aparece lambendo sua pele após sofrer uma mordida de inseto.
Imagem apresenta aparência realista
- A obra foi feita a partir de um pedaço de chifre de rena e, segundo historiadores, pode ter sido criada por um grupo de caçadores há cerca de 14 mil anos atrás.
- Apesar de seu pequeno tamanho, 10,5 centímetros de largura, a estatueta contém uma riqueza de detalhes, incluindo os pelos esculpidos por todo o corpo do animal e um par de chifres projetando-se de sua cabeça, dando à peça uma aparência realista.
- A escultura está atualmente no Museu Nacional de Pré-história em Les Eyzies, França.
- As informações são do Live Science.
Leia mais
Cultura Magdaleniana teria sido responsável pela obra
Os arqueólogos atribuem o artefato ao Magdaleniano, uma cultura paleolítica que existiu na Europa entre 23 mil e 14 mil anos atrás, durante a última Era do Gelo.
Essas populações eram conhecidas por suas obras de arte elaboradas, incluindo pinturas rupestres feita a partir de carvão e gravuras usando ferramentas de pedra e osso.
Ainda de acordo com pesquisadores, estas pessoas não eram apenas artesãos experientes, sendo conhecidas também como caçadores de grandes animais, especialmente de cavalos e bisões.
A principal teoria aceita é a de que, como a comida era abundante na região, os membros desta cultura tinham tempo suficiente para se concentrar em outras questões, o que explicaria o talento para a arte.