Um boneco de Vinícius Júnior feito por um artista da Espanha gerou polêmica no país na última semana. Víctor Navarro Granero fez um ninot, um boneco típico da região de Valência, satirizando o jogador brasileiro, o que desagradou alguns torcedores.
A escultura do atacante do Real Madrid retrata o jogador com uma camisa dividida entre o time espanhol e a seleção brasileira. No entanto, o que causou indignação foi o troféu que ele segura: um cocô dourado.
Devido a isso, o artista recebeu xingamentos e até ameaças de morte de alguns torcedores. Ele afirmou estar surpreso com a intensidade da repercussão.
“A festa de Valência é justamente isso, brincar, satirizar sem intenção de ofender ou menosprezar alguém”, disse Víctor Navarro Granero. “Recebi tantas ameaças e palavras horríveis que tive que colocar todas as minhas redes sociais em modo privado.”
A estátua de Vinícius Júnior tem quase dois metros de altura e faz parte de uma coleção de sete peças criadas por Navarro para as Fallas de Valência, a maior festa popular da região.
O boneco vem acompanhado da frase “Vinícius Junior está regando o jardim com seu choro, o Real Madrid quer animá-lo e lhe entrega o ‘Cagalló d’Or’” (cocô de ouro), escrita em uma placa. “São lágrimas de crocodilo que vão fazê-lo fugir de barco, e quem faz uma gentil defesa, obviamente, são o Às e o Marca” — uma referência aos tradicionais meios esportivos de Madrid.
Los que han estado quejándose de lo del ninot fallero de Vinicius, no han visto una falla en su vida nano. Aquí dos tazas, no se salva ni el apuntador. Ya nos gustaría a muchos que una falla nos parodiara pic.twitter.com/jGswq3mcgK
— ProyectoHistoria (@ProyectoHistor2) January 29, 2025
Navarro afirma que a sátira não é contra o jogador, mas contra o Real Madrid, que fez grande alarde sobre a possibilidade de Vinícius Júnior ganhar a Bola de Ouro no ano passado e, ao ver que isso não aconteceria, decidiu boicotar a cerimônia de entrega do prêmio. O boneco, diz o escultor, “é realmente uma brincadeira pela birra do time merengue”.
O artista de 46 anos, que trabalha com ninots há 11, afirma que a arte é subjetiva, e as pessoas podem gostar ou não das peças. No entanto, ele enfatizou que a falta de respeito não pode ser tolerada. “As pessoas perdem o respeito na internet e acham que podem falar o que quiserem.”
Além de Vinícius Júnior, outros jogadores já ganharam “homenagem” nas Fallas de Valência
As Fallas, patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, acontecem no início de março e têm seu ápice no dia 19, o Dia de São José, quando todos os ninots são queimados. A tradição de queimar as esculturas simboliza deixar para trás o que não deu certo no ano anterior e recomeçar.
Conhecidas por sua irreverência e humor, as Fallas já homenagearam jogadores de futebol como Maradona, Messi e Cristiano Ronaldo.
SUPER SNAP: This week Messi & Ronaldo get the ‘ninot’ treatment in Valencia for Las Fallas – http://t.co/3IqUvIxMW3 pic.twitter.com/t2KJfhJxrV
— FIFA (@FIFAcom) March 17, 2014
Além disso, figuras públicas, como o ex-rei da Espanha Juan Carlos 1º e o atual primeiro-ministro Pedro Sánchez, tradicionalmente têm suas figuras satirizadas na festa. Este ano, o presidente regional de Valência, Carlos Mazón, também foi caricaturado, devido à forma como lidou com a devastadora enchente de outubro do ano passado.
Durante a festa, as esculturas são expostas ao público, que vota em seu ninot favorito. A peça mais votada recebe o “prêmio” de ser poupada da queima e é exibida no Museo Fallero da cidade. Agora, resta saber se o atacante brasileiro será imortalizado no museu ou queimado durante a celebração, destino de muitos outros bonecos.