Na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a gestão estratégica desempenha um papel central em todas as áreas, desde o planejamento e a implementação de metodologias ágeis até a criação do Escritório de Projetos e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Essa abordagem permite à Etipi alcançar resultados significativos em tecnologia e gestão administrativa, impulsionando a eficiência e a eficácia de suas operações.
O Escritório de Projetos da Etipi tem sido fundamental para a otimização dos processos internos e a celeridade dos resultados. Esse setor é responsável por coordenar e monitorar projetos estratégicos, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos organizacionais e que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.
Luciano Aguiar, Diretor de Gestão Estratégica da Etipi, destaca a importância dessa estrutura para o avanço da empresa. Segundo o diretor, com o Escritório de Projetos, a Etipi tem promovido uma cultura de planejamento estratégico, onde cada membro da equipe entende seu papel no alcance dos objetivos da organização.
“Em termos simples, a gestão estratégica é o processo de definir onde uma empresa quer chegar, como chegar lá e como acompanhar o progresso. É preciso entender que a gestão estratégica pública não é executada somente pelo seu líder, mas pelo comprometimento de todos os envolvidos. Para que exista o envolvimento de todos, deve-se criar a cultura do planejamento estratégico, e é isso que estamos fazendo aqui”, afirmou o diretor.
O Escritório, juntamente com consultores, foi responsável pela elaboração do documento de Planejamento Estratégico 2024 – 2026 da empresa, que deve estabelecer estratégias para o alcance nos próximos anos de uma maior maturidade da empresa.
Com essa abordagem integrada e estratégica, a Etipi está se consolidando como essencial para a transformação digital do estado do Piauí. Esse ambiente colaborativo é essencial para a inovação e a implementação de soluções tecnológicas que atendam as necessidades do governo e dos cidadãos piauienses.