A Coordenadoria da Mulher do município de Cristino Castro realizou, no mês de março, uma série de palestras sobre dignidade menstrual nas escolas da região. As instituições atendidas foram a Escola em Tempo Integral Dona Lió, Escola Deputado Wilson Parente e Escola Airton de Oliveira. Os momentos tiveram como objetivo informar e conscientizar meninas a partir dos 10 anos de idade sobre a menstruação, promovendo um entendimento sobre a importância da educação e do acesso a produtos de higiene.
A assistente da Coordenadoria da Mulher de Cristino Castro, Yasmin Machado, pontuou a relevância de realizar os diálogos com as meninas da localidade.
“O objetivo da realização das palestras foi educar e conscientizar as meninas sobre a menstruação de forma saudável, normalizando o tema e promovendo conhecimento sobre cuidados menstruais. Muitas meninas não têm acesso adequado a produtos de higiene, o que as leva a usar métodos improvisados, como panos ou papéis higiênicos. O diálogo visa esclarecer opções sustentáveis e prevenir infecções, além de conscientizar sobre o uso adequado de absorventes e coletores menstruais”, explicou.
Nas ocasiões, a Coordenadoria também realizou o cadastro de meninas para a retirada gratuita de absorventes na farmácia popular. E aquelas que não conseguiram efetuar o cadastro, receberam kits de dignidade menstrual.
A iniciativa foi motivada pelas ações da campanha Março Mulher organizada pela Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), que amplia a divulgação sobre os tipos de violência contra as mulheres, assim como os direitos que a elas são resguardados.
Como receber absorventes gratuitos em qualquer município do Piauí?
A disponibilização de absorventes gratuitos, por meio da Farmácia Popular, é uma iniciativa que faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil estão aptas a distribuir o item de higiene ao público que tem direito ao benefício.
Para receber é preciso estar incluído em algumas situações e cumprir etapas. Confira abaixo:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)
- Ter entre 10 e 49 anos
- Ter renda mensal de até R$ 218, ser estudante de baixa renda da rede pública ou estar em situação de rua
- Baixar o aplicativo
- Meu SUS Digital
- Entrar no aplicativo com o cadastro do Gov.br
- Emitir a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”
- Ir a uma farmácia credenciada do Farmácia Popular
- Apresentar a autorização, o número do CPF e um documento de identificação com foto.
