sábado, setembro 21, 2024
InícioGeralEscola estadual em SP é finalista em prêmio internacional

Escola estadual em SP é finalista em prêmio internacional

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina Mazzei, na zona norte de São Paulo, está entre as três finalistas do World’s Best School Prizes 2024 na categoria Colaboração Comunitária. É a única escola brasileira na competição.

A instituição oferece ensino integral para mais de 300 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a nomeação para a categoria surgiu em razão das iniciativas da escola de engajamento com a comunidade, como o clube de xadrez e as aulas de atletismo.

Disputa internacional

A categoria em que a escola disputa premia instituições de ensino que estabelecem parcerias significativas com grupos sociais além dos alunos, como pais e vizinhos.

A premiação é oferecida pela T4 Education, do Reino Unido, com o apoio da Fundação Lemann, da Accenture e da American Express.

Os critérios de avaliação incluem liderança e prática colaborativa, engajamento ativo dos pais, serviços integrados ao aluno e aprendizagem ampliada.

Além da escola da zona norte, ainda há instituições da Argentina e dos Estados Unidos na disputa. No início da competição, havia mais de 10 mil escolas inscritas para o prêmio.

Primeira escola do bairro

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa foi inaugurada em 19 de abril de 1952. Segundo a diretora da instituição, Janaina Alves Pereira, é a mais antiga da Vila Isolina Mazzei, que fica entre Santana e Tucuruvi. “Foi a primeira do bairro”, conta a diretora a Oeste. “Ela era um barracão e uma única sala com vários alunos. Depois, houve separação entre meninas e meninos e sala mista.”

A família de Janaina estudou nessa mesma escola, em busca de melhorar a educação dos filhos. Já a diretora trabalha lá há quase 20 anos. “A escola Pedro Costa tem uma história com a minha família.”

Premiação

O anúncio dos vencedores do World’s Best School Prizes 2024 ocorrerá em outubro. Os ganhadores, escolhidos pela academia de julgadores, vão dividir um prêmio de US$ 50 mil.

Também será divulgado o vencedor do Community Choice Award, determinado por votação pública realizada em junho. A cerimônia virtual de premiação está marcada para 24 de outubro.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui