sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaEscavadeira elétrica promete revolucionar mineração

Escavadeira elétrica promete revolucionar mineração

A Komatsu, uma das principais empresas de equipamentos pesados de mineração, lançou uma escavadeira elétrica que pode mudar completamente o setor. O modelo PC4000-11E permite manter o alto desempenho das máquinas a diesel, mas praticamente zera a emissão de gases de efeito estufa.

Redução das emissões e dos custos de operação

Segundo a companhia, a escavadeira elétrica pesa 409 toneladas e foi projetada para reduzir as emissões em até 95%. O equipamento foi lançado oficialmente na MINExpo 2024, maior feira do setor de mineração do mundo.

Quando emparelhado com o Komatsu Trolley Truck Assist System, a empresa diz que o equipamento pode oferecer uma economia de 50% no custo total de operação em comparação com uma escavadeira a diesel convencional. Esta estimativa, de acordo com Komatsu, tem como base uma série de estudos realizados em programas piloto que utilizaram a máquina em questão.

Modelo PC4000-11E foi apresentado na maior feira de mineração do mundo (Imagem: reprodução/Komatsu)

O tambor de cabo totalmente automático foi projetado para facilitar a operação da escavadeira acionada eletricamente na configuração de retroescavadeira. O enrolamento automático do cabo torna as manobras no poço significativamente mais fáceis e economiza tempo.

Já o controle simplificado da máquina elétrica permite a rápida solução de problemas e manutenção do sistema elétrico e contribui significativamente para aumentar a disponibilidade geral da máquina e ajudar nossos clientes a trabalhar para alcançar os mais altos padrões de segurança.

Leia mais

Escavadeira pode mudar forma como setor opera (Imagem: reprodução/Komatsu)

Mineração traz impactos ambientais

  • Apesar da importância econômica, a mineração pode causar diversos impactos ambientais.
  • Entre eles está a poluição da água com metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio, cromo e níquel. 
  • Esses metais são descartados no fundo de rios, lagos e mares, onde permanecem por muitos anos. 
  • A mineração ainda pode aumentar a quantidade de contaminantes no ar, bem como a geração de resíduos que potencialmente podem contaminar o solo e impactar diretamente a biodiversidade local.
  • Por fim, existe o risco de rompimento de barragens, o que pode causar a destruição de habitats e até de cidades.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui