terça-feira, fevereiro 4, 2025
InícioGeralEscavação da Linha 6 chega à Brasilândia, e Tarcísio comemora

Escavação da Linha 6 chega à Brasilândia, e Tarcísio comemora

Nesta terça-feira, 4, a máquina de escavação de túneis, popularmente chamada de “tatuzão”, alcançou o local da futura Estação Brasilândia. Este é o último ponto do trecho norte da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo.

A obra integra uma parceria público-privada entre o governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade. O total do investimento de R$ 19,1 bilhões, em um projeto que tem o objetivo de criar uma conexão eficiente entre a zona norte e o centro da cidade.

Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas comemorou o feito. Ele publicou um vídeo em que, inicialmente, brinca com o animal tatu e depois exalta os números da obra. Segundo ele, o trajeto, atualmente feito em 1 hora e 30 minutos, será realizado em 23 minutos. Além disso, serão mais de 630 mil usuários diários. Confira o vídeo abaixo.

Detalhes sobre a Linha 6-Laranja

Buraco feito pelo 'tatuzão', na Estação Brasilândia da Linha 6-Laranja
Buraco feito pelo ‘tatuzão’, na Estação Brasilândia da Linha 6-Laranja | Foto: Celso Silva / Governo do Estado de SP

Com 15,3 quilômetros de extensão, a Linha 6-Laranja ligará a Estação Brasilândia à Estação São Joaquim. Ela integrará 15 estações ao longo do percurso e terá conexão com a Linha 1-Azul na Estação São Joaquim. A previsão é que esteja completamente operacional em 2027.

Esse ”tatuzão” iniciou a escavação do sentido norte em 15 de novembro, partindo da Marginal Tietê, na região da Freguesia do Ó. A máquina, que pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de comprimento, avança de quatro a seis metros por dia, dependendo das condições do solo. O diâmetro da escavação é de 10,61 metros, o que garante a criação de túneis amplos e seguros.

A etapa atual da obra envolve a ruptura de uma parede na Estação Brasilândia, marcando o fim das escavações neste trecho. Simultaneamente, a construção das estações prossegue.

A Estação Perdizes é a mais avançada, com 75,82% das obras concluídas. Enquanto isso, a Estação 14 Bis-Saracura está em estágio inicial, com conclusão de apenas 14,18% do planejado, conforme informações da concessionária.

Depois de concluir as escavações na Estação Brasilândia, o “tatuzão” será desmontado e retirado do local, enquanto outra tuneladora continua a escavação no sentido sul.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui