Uma erupção vulcânica pode ocorrer a qualquer momento nas proximidades de Grindavík, na península de Reykjanes, na Islândia, além de existir o risco de abertura de fissuras. Por causa disso, a polícia evacuou a região no sábado (2) e aconselhou que qualquer pessoa que entre na região deve ter extrema cautela.
A estimativa é que até o final da terça-feira, 5, o volume de lava abaixo de Svartsengi, ao norte de Grindavík, atinja cerca de 9 milhões de metros cúbicos. De acordo com uma declaração do Icelandic Met Office (IMO), esse volume é bastante parecido com a faixa de erupções anteriores.
Grindavík foi evacuado ontem, assim como a área de Svartsengi, onde se acreditava que uma erupção poderia começar naquele momento. Em Grindavík, considera-se que existe um alto risco de deslizamentos de terra em fissuras, fluxos de lava e movimentos de fissuras.
Defesa Civil Islandesa, em comunicado publicado no Facebook, no domingo, 3
Risco de erupção
A última erupção na região aconteceu no dia 8 de fevereiro, e depois disso a população foi autorizada a retornar para a cidade. Atualmente, muralhas protegem parcialmente Grindavík do fluxo de lava, mas algumas ainda estão sendo construídas e também existe o risco de fissuras. Por causa disso, uma nova evacuação precisou ser realizada, e a polícia não recomenda que as pessoas permaneçam por lá.
- A atividade sísmica do final de semana foi inicialmente registrada a 4,8 km a nordeste de Grindavík,
- Isso indicou que o magma estava indo em direção ao sul, para Grindavík, mas parou antes de chegar a cidade;
- As autoridades acreditam que um fluxo de magma pode ocorrer nos próximos dias, aumentando a probabilidade de uma erupção.
As previsões são de que, caso o vulcão entre em erupção, aconteça na área entre Stóra-Skógfell e Hagafell, localizada entre 5,9 e 2 quilômetros a nordeste de Grindavík. Nessa região, está localizado o resort Blue Lagoon, o Northern Light Usina geotérmica Inn e HS Orka em Svartsengi.
Cerca de 600 a 800 hóspedes do Blue Lagoon já foram evacuados desde o dia 2 de março e importantes estruturas da região foram protegidas contra o fluxo de lava. Embora, até então, não se tenha certeza de que a erupção acontecerá, a possibilidade não pode ser descartada.