sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalErupção de vulcão fecha aeroporto e restringe circulação na Itália

Erupção de vulcão fecha aeroporto e restringe circulação na Itália

O vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção, nesta quinta-feira, 15, o que desencadeou problemas aos moradores locais. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia informou, as lavas geraram uma nuvem de cinzas de 9,5 km e resultaram no fechamento do Aeroporto Catania-Fontanarossa, no sul do país.

As operações de pouso e decolagem foram totalmente interrompidas e só começaram a ser retomadas, parcialmente, às 18h no horário local. A restrição limitou as chegadas a dois movimentos por hora. Entre 20h e 22h, esta taxa aumentou para seis movimentos.

Devido à precipitação de cinzas vulcânicas, a Prefeitura de Catânia proibiu a circulação de bicicletas e motos por 48 horas, para permitir a limpeza. Outros veículos só podem circular a uma velocidade máxima de 30 km/h, em razão dos riscos de obstrução no tráfego e problemas respiratórios, causados pela poeira. A Direção de Proteção Civil está monitorando a situação.

Erupção gera precipitação de material piroclástico na Itália

Vulcão Monte Etna entra em erupção na Itália
Erupção na cratera Voragine, em 2 de julho de 2024 | Foto: Reprodução/X/Twitter

O observatório Etneo, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, informou que a erupção já acabou. No entanto, houve precipitação de material piroclástico nas regiões de Piano Vetore, Nicolosi, Ragalna e Pedara. Catânia, realmente, foi a mais afetada pelas cinzas.

Imagens mostraram transbordamento de lava da cratera Bocca Nuova e atividade explosiva fraca na cratera Voragine.

O maior vulcão da Europa

O Etna, com 3.350 metros de altura e 35 km de diâmetro na base, fica na costa oriental da Sicília e é o maior vulcão da Europa.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia destaca que, “ao longo dos anos, a alternância de atividades efusivas e explosivas, com fluxos de lava e depósitos piroclásticos, levou à estratificação de produtos vulcânicos”. Suas principais crateras são Bocca Nuova, Voragine, Cratera Nordeste e Cratera Sudeste, cada uma com cerca de 200 metros de diâmetro.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui