sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaEquipe do MIT constrói moto elétrica movida a hidrogênio

Equipe do MIT constrói moto elétrica movida a hidrogênio

A equipe de veículos elétricos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) colocou para funcionar uma moto Ducati 900SS, que foi desmontada e então convertida em uma motocicleta com célula de combustível de hidrogênio. O código do design da moto, inclusive, está aberto para terceiros.



Segundo informações do MIT News, a equipe decidiu construir este híbrido de célula de combustível com bateria para entender melhor essa fonte de combustível limpo, de maior densidade e menos usada e, esperançosamente, para inspirar outros a tentarem construir veículos que possam usar o hidrogênio como fonte de energia.

Projeto já tem quase um ano e começou em outro modelo

A moto está em construção há cerca de um ano, começando com um veículo doado – uma Ducati Supersport de 1999.

Passo a passo da criação da moto movida a hidrogênio:

  • O motor de combustão e todos os acessórios associados foram arrancados, deixando apenas uma estrutura com direção, freios e suspensão.
  • Foi instalado um motor de força elétrico, com uma pequena bateria e transmissão direta por corrente na roda traseira.
  • O sistema de hidrogênio foi adicionado como um extensor de autonomia, extraindo continuamente energia através de uma célula de combustível, alimentada por um cilindro de gás montado sob a traseira da moto.

Nosso veículo foi totalmente projetado para pesquisa, para que você possa trocar componentes e obter dados reais de hardware sobre a qualidade de seus projetos.

Aditya Mehrotra, líder do projeto no MIT

No vídeo abaixo, a motocicleta não aparenta ser muito rápida. Porém, a equipe está se preparando para substituir o motor elétrico pronto para uso por algo um pouco mais animado e personalizado.

Ao longo dos anos, houve algumas tentativas de criar motocicletas de hidrogênio por parte de fabricantes de motocicletas. Mais recentemente, a Kawasaki modificou um de deus modelos para queimar hidrogênio em seu motor de combustão de 1.000 cilindradas. A marca está colocando o protótipo em testes este ano.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui