Após a realização do workshop Elaboração de Projetos de Patrocínios para o Governo Federal, que reuniu artistas, fazedores de cultura, esportistas, lideranças comunitárias, ambientais e empreendedores sociais de Teresina, a equipe do Governo Federal visitou locais onde são realizados eventos e ações que geram fomento cultural em Teresina.
Um deles é o Desafio Teresina Entre Rios, coordenado por Luciano Uchoa. “É um projeto maravilhoso. Precisamos ter o apoio do Governo Federal, precisamos dar visibilidade, trazer conhecimento e uma vinculação de tudo. Artesanato é cultura, é esporte. Então, se a gente quer investir no futuro do esporte, investir, nos patrocínios de cultura de artesanato, precisamos estar em projetos como esse, precisamos apoiar projetos como esse”, afirmou Ana Fraga, coordenadora geral de patrocínios do Governo Federal.
Para o coordenador do Desafio Teresina Entre Rios, Luciano Uchoa, essa é uma oportunidade de aproximação entre o Governo Federal com as instituições, empresas e pessoas que estão realizando ações culturais, esportivas e sociais no Piauí. “Trouxemos o Governo para a margem do rio, exatamente onde o projeto acontece, nessa região onde Teresina surgiu, na comunidade ribeirinha e a nossa expectativa é muito grande porque junto com eles nós podemos mais, fazer muito mais”, disse.
Outro evento que é realizado com a ajuda de patrocínios é o rally Cerapió. O coordenador do evento, Herlich Cordão, apresentou sua experiência com a captação de recursos. “Aqui estão as pessoas do Comitê Nacional, que decidem os patrocínios do Brasil inteiro e é importante eles virem para cá fazer esse workshop, ensinar como é que eles devem fazer para conseguir os patrocínios. O rally mostra o Piauí no cenário nacional e internacional através das nossas belezas turísticas, através da nossa cultura, da nossa culinária e, principalmente, através do nosso povo”, explicou.
O workshop foi realizado pela Coordenação de Patrocínios da Secom/PR e teve a participação de Ana Fraga, coordenadora geral de patrocínios do Governo Federal, e do membro do Conselho de Patrocínios do Governo Federal e chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Allisson Bacelar.