sexta-feira, novembro 15, 2024
InícioDestaqueEquipe da Sada participa do 9º Encontro Nacional do Programa Água Doce...

Equipe da Sada participa do 9º Encontro Nacional do Programa Água Doce em Aracaju

Equipe da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) participa do 9º Encontro Nacional de Capacitação e Integração do Programa Água Doce (PAD), em Aracaju. O evento será realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14) e marca o início de um novo ciclo do programa. O encontro reunirá representantes dos nove estados do Nordeste e Minas Gerais com o objetivo de fortalecer e expandir a oferta de água potável para comunidades rurais.

Durante o encontro, o secretário Fábio Abreu participará de uma mesa redonda em que abordará o papel fundamental dos estados na implementação do Programa Água Doce. Em seguida, ele assinará um novo termo de compromisso para a continuidade do programa no Piauí, com um investimento federal de R$ 9 milhões. Esses recursos possibilitarão a ampliação do acesso à água potável para novas comunidades e municípios do estado, beneficiando milhares de famílias.

“Esse é um novo ciclo para o Programa Água Doce e o Piauí está comprometido em expandir o acesso à água potável para as áreas mais necessitadas. Este encontro em Aracaju é uma oportunidade para compartilharmos nossas experiências e aprendermos com os demais estados. O objetivo é que cada vez mais comunidades possam ter acesso a esse recurso essencial, melhorando significativamente a qualidade de vida e saúde da população rural”, destacou o coordenador estadual do programa, Adalberto do Nascimento.

Além da assinatura do termo, o coordenador participará de uma mesa na qual será discutida a atuação atual do programa, os desafios enfrentados e as perspectivas para os próximos quatro anos.

Na quarta-feira (13), as equipes se deslocarão para Poço Verde, em Sergipe, para uma visita técnica a um sistema de dessalinização reconhecido como modelo de eficiência. “Vamos conhecer essa experiência exitosa e avaliar como podemos aplicar essa tecnologia em outras regiões do Nordeste, incluindo o Piauí. Com isso, pretendemos alcançar a meta estadual de beneficiar até 20 mil pessoas com água dessalinizada”, acrescentou Adalberto do Nascimento.

Esse novo ciclo do Programa Água Doce, que tem como foco a capacitação e integração das equipes estaduais, reforça o compromisso do Piauí em ampliar o acesso à água potável nas zonas rurais, garantindo saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável para comunidades que historicamente enfrentam desafios de acesso a esse recurso essencial.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui