segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologiaenvenenamento por chumbo causou perda de audição

envenenamento por chumbo causou perda de audição

Um novo estudo confirma que o compositor Ludwig van Beethoven realmente sofreu por envenenamento por chumbo, embora esta não tenha sido a causa da morte dele. A conclusão ajuda a entender como foram os últimos dias do famoso pianista alemão.

Leia mais

Problemas de saúde de Beethoven

Pesquisas anteriores já confirmaram que Beethoven morreu em função de uma doença hepática provocada por uma infecção por hepatite B, agravada por seus hábitos de consumo e por fatores genéticos. No entanto, até hoje não se sabia o que causou os problemas gastrointestinais e a perda auditiva progressiva ao longo de sua vida.

Agora, pesquisadores realizaram uma investigação de duas mechas de cabelo anteriormente apontadas como sendo de Beethoven e confirmaram que o compositor realmente sofria os efeitos do envenenamento por chumbo. Os resultados foram descritos em pesquisa publicada na revista Clinical Chemistry.

Segundo eles, altos níveis de chumbo podem provocar doenças gastrointestinais e renais, além da diminuição da audição. Isso confirma o que causou os problemas de saúde Beethoven. No entanto, os cientistas garantem que o nível de exposição à substância não foi suficiente para matar o compositor.

Beethoven sofreu com vários problemas de saúde ao longo da vida (Imagem: Nicku/Shutterstock)

Outras hipóteses

  • O estudo explica que a exposição de Beethoven ao chumbo pode facilmente ser explicada pela cultura de beber de vasos de chumbo e pelos tratamentos médicos envolvendo a substância que eram usados na época.
  • Uma análise genética de 2023 ainda revelou que o alemão tinha alguns marcadores genéticos ligados ao lúpus, uma condição rara que às vezes pode levar à perda auditiva.
  • Outra possibilidade levantada surgiu após análises confirmarem que os ossos do ouvido médio de Beethoven haviam se fundido, o que pode ter sido causado por uma condição chamada otosclerose.
  • As informações são do ScienceAlert.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui