quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaentenda o que é o aviso

entenda o que é o aviso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é o responsável por realizar o monitoramento de eventos climáticos e assim enviar avisos para a Defesa Civil Nacional e dos estados. Um dos alertas é o vermelho, que representa grande perigo. 

De forma geral, para a emissão de alertas no Brasil, é utilizado o sistema Alert-AS, sigla que representa o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul. A seguir, saiba mais sobre!

O que são alertas na previsão do tempo?

Os alertas na previsão do tempo são avisos sobre mudanças climáticas que precisam ser observadas de perto por conta de riscos à saúde e até mesmo de acidentes. 

Além de ficarem disponíveis no site do Alert-AS, eles são mandados para a Defesa Civil Nacional, que faz a distribuição das mensagens para as defesas civis estaduais. As pessoas também podem realizar um cadastro e receber as informações via e-mail. Para isso, é necessário se cadastrar no site do instituto.

Outro ponto importante sobre os alertas é que eles são divididos por cores conforme o nível de perigo. Além do alerta vermelho, há o amarelo e laranja. A seguir, conheça um pouco sobre cada um deles. 

Alerta amarelo

A cor amarela indica que há uma situação meteorológica que representa perigo à população. Nesse caso, o órgão envia o alerta para que sejam tomados determinados cuidados em atividades que são expostas aos riscos meteorológicos. Assim, a população é orientada a manter-se informada sobre as condições previstas para o clima.

Um ponto importante, é que se for relacionado a chuva, esse aviso significa uma previsão de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia de volume. 

Alerta laranja

Esse aviso significa perigo. Ele informa que é necessário a população manter-se em constante alerta em relação às previsões meteorológicas. É essencial que as pessoas fiquem informadas para evitar realizar tarefas que possam representar riscos nessas situações. 

Em caso de chuva, o alerta laranja representa chances de chover de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia. 

Alerta vermelho

Se sua região está em alerta vermelho, significa que ela está sob um aviso de grande perigo, ou seja, há riscos iminentes de que ocorram fenômenos meteorológicos de alta intensidade, podendo provocar danos e acidentes graves, os quais podem comprometer a vida humana. É fundamental ficar atento a esse tipo de alerta e seguir os conselhos das autoridades.

No alerta vermelho, a chuva prevista é ainda mais intensa. O volume pode ser superior a 60 mm/h ou mais do que 100 mm/dia. 

Informações preliminares apontam o que causou apagão cibernético (Imagem: ilikeyellow/Shutterstock)

Outros tipos de alertas

Além dos alertas de chuva, o Inmet também envia avisos de ventos costeiros, onda de frio, granizo, tornados, ressaca, vendaval, declínio de temperatura, baixa umidade, incêndios, geada, estiagem, friagem, onda de calor, seca, neve e tempestades de raios. 

O que fazer quando estiver no alerta vermelho?

O alerta vermelho é o mais preocupante de todos. Para correr o menor risco possível nessa situação, é necessário adotar medidas preventivas como:

  • ficar em um local abrigado;
  • se for uma situação de inundação, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • observar a alteração nas encostas;
  • acompanhar as informações na cidade ou região por meio da Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui