O diretor britânico Ridley Scott, 86, credita parte do sucesso de “Gladiador” (2000) e a realização da sequência, que chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de novembro, aos serviços de streaming.
“[O primeiro ‘Gladiador’] Teve um sucesso crescente. Depois de lançado, foi muito bom, mas o amor pelo filme cresceu em parte por causa das plataformas [de streaming]“, afirmou em entrevista ao The New York Times.
“Adoro as plataformas porque em vez de um filme [ficar] parado na prateleira e ‘morrer’, ele está online, e a qualidade é sempre excelente, tão boa quanto quando foi lançado. Então continuei ouvindo como as pessoas adoravam ‘Gladiador’. Eu pensei: ‘É melhor fazermos alguma coisa‘”, explicou.
O desafio, no entanto, era como dar sequência à história do primeiro filme, que termina com a morte do protagonista, Maximus, vivido por Russell Crowe. Segundo o cineasta, ele chegou a se encontrar com o ator anos atrás para discutir as possibilidades de continuação, mas não chegaram a uma boa ideia.
“A lógica era muito clara sobre o que deveria ser, porque frequentemente em uma sequência você não tem sobrevivente, não tem história, mas tínhamos uma pessoa [Lucius] que de repente desapareceu de cena. Para onde ele foi? Você começa com o local para onde ele foi, um menino em constante fuga. E isso pareceu um bom começo”, declarou.
Qual a história de “Gladiador 2”?
“Gladiador 2” é ambientado 25 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, em que Maximus (Russell Crowe), um poderoso general romano, desperta a ira do filho de Marcus Aurelius (Richard Harris), Commodus (Joaquin Phoenix), antes da morte do imperador. Quando o herdeiro toma o poder, ele é sentenciado à morte, no entanto, consegue fugir e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança.
A nova trama é centrada em Lucius, filho de Lucilla e sobrinho de Commodus, que se inspirava em Maximus. No primeiro filme, o personagem é uma criança, interpretada por Spencer Treat Clark. Agora, Paul Mescal (“Pessoas Normais” e “Aftersun“) dá vida ao protagonista.
Quando ele ainda era jovem, Lucila o enviou para a costa norte da África, para uma região chamada Numídia que estava – naquela época – fora do alcance do Império Romano. Mais velho, ele vive uma vida relativamente pacífica com a esposa e filhos até que os conquistadores de sua terra natal invadem seu novo lar, sob liderança de um general treinado por Maximus.
Elenco de “Gladiador 2”
Quem é quem em “Gladiador 2”? Conheça os personagens do filme
Assista ao trailer de “Gladiador 2”: