Um artigo publicado na revista New Phytologist mostra que as flores silvestres, assim como quase todas as coisas, parecem estar sofrendo com o aquecimento global.
Leia mais
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
As mudanças climáticas e o avanço do homem na agricultura levaram a uma diminuição no número de insetos. Essas pequenas criaturas são responsáveis pela polinização de mais de 80% das espécies conhecidas de plantas e flores.
Ou seja, sem os insetos, as plantas não conseguiriam se reproduzir, certo? Certo, mas não é isso que está acontecendo.
De acordo com os cientistas, algumas flores silvestres que crescem em terras agrícolas estão evoluindo e se adaptaram para fazer uma espécie de autofecundação.
O estudo científico
- Foram analisadas amostras de amor-perfeito que crescem em uma área próxima a Paris, capital da França.
- As unidades foram comparadas com outras cultivadas em laboratório a partir de sementes coletadas entre 1992 e 2001.
- Isso é conhecido como “abordagem da ecologia da ressurreição” e ajuda a comparar as flores modernas com os seus ancestrais.
- Para surpresa dos pesquisadores, as flores atuais são 10% menores e produzem 20% menos néctar do que as antepassadas.
- Os cientistas afirmam que isso pode indicar o início de um cruel ciclo vicioso: menos insetos levam a uma menor produção de néctar nas flores, o que significa que os insetos têm menos néctar para se alimentarem, causando um declínio ainda maior no número de insetos.
O que acontece se os insetos desaparecerem?
Apesar de irritantes às vezes, os insetos desempenham um papel fundamental na produção de alimentos e na preservação de nosso ecossistema.
Uma reportagem da BBC conversou com especialistas que alertaram: “se tirássemos todos os insetos do mundo, nós também morreríamos”.
A declaração é de Erica McAlister, curadora sênior do Museu de História Natural de Londres.
Os insetos ajudam a acelerar o processo de decomposição de detritos, o que enriquece o solo.
Além disso, são responsáveis pela polinização das flores e são dieta de inúmeros animais, entre pássaros, morcegos, sapos e peixes.
Sem os insetos várias espécies de plantas e animais morreriam, o que causaria um colapso no nosso ecossistema.
Segundo os cientistas desse estudo feito em Paris, é preciso achar um caminho pela preservação desses seres para evitar a extinção deles – e a nossa por consequência.
As informações são do portal IFL Science.