No encontro entre as duas únicas seleções sul-americanas que nunca ganharam a Copa América, a Venezuela venceu o Equador por 2 a 1, de virada, neste sábado (22), na estreia de ambos na edição 2024 disputada nos Estados Unidos. O jogo foi realizado em Santa Clara, na região de San Francisco.
O atacante equatoriano Enner Valencia, do Internacional, foi expulso aos 21 minutos do primeiro tempo. Ele acertou o pescoço de Herrera, da Venezuela, após tentar um chute no setor ofensivo. Inicialmente, o árbitro Wilmar Roldán deu o cartão amarelo, mas, após chamado pelo VAR, decidiu pelo vermelho.
Mesmo com um a menos foi o Equador quem abriu o placar, aos 39 minutos. Kendry Páez, de 17 anos, levantou a bola na área, a defesa afastou mal e Sarmiento, de primeira, chutou para vencer o goleiro Romo.
No segundo tempo, entretanto, a vantagem numérica pesou, e a Venezuela virou. Primeiro com gol de Cádiz, aos 18 minutos, após passe de Rondón. Dez minutos depois, Eduard Bello marcou após aproveitar rebote em cabeçada de Rondón.
A Venezuela conseguiu controlar o jogo com um a mais e manteve o placar. No Grupo B ainda estão México e Jamaica, que jogam neste sábado (22).
O Equador volta a campo pela Copa América contra os jamaicanos na próxima quarta-feira (26), às 19h (de Brasília), enquanto os venezuelanos encaram os mexicanos às 22h (de Brasília), também na quarta.