sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaEngenheiros do Google rodam jogos de PSP no PlayStation Portal

Engenheiros do Google rodam jogos de PSP no PlayStation Portal

Dupla de engenheiros do Google hackearam o PlayStation Portal, da Sony, para rodar jogos de PSP (aquele PlayStation portátil mais antigo). Até então, o aparelho, lançado em novembro de 2023, apenas transmitia jogos via Wi-Fi a partir do PlayStation 5 – isto é, não rodava jogos diretamente nele.

Para quem tem pressa:

  • Engenheiros do Google conseguiram hackear o PlayStation Portal da Sony para rodar jogos de PSP diretamente no dispositivo, funcionalidade não prevista originalmente pelo fabricante;
  • Andy Nguyen, engenheiro do Google, postou no X (antigo Twitter) uma foto do jogo Grand Theft Auto 3 rodando, segundo ele, no emulador PPSSPP instalado no PlayStation Portal;
  • Ainda segundo o engenheiro, a técnica usada para hackear o PlayStation Portal não requer alterações físicas no hardware. Ou seja, os jogos (e o emulador) de PSP roda por meio de gambiarra baseada apenas em software;
  • Apesar do sucesso do hack, Andy Nguyen indicou que não há planos imediatos para lançar publicamente o jailbreak. Em outra postagem, ele escreveu que “há muito mais trabalho a ser feito”.

Os engenheiros acharam um jeito de rodar o emulador PPSSPP no PlayStation Portal, conforme mostrado por Andy Nguyen numa postagem no X (antigo Twitter) na segunda-feira (19). O engenheiro incluiu na publicação uma foto do portátil aparentemente rodando o jogo Grand Theft Auto 3.

Captura de tela de postagem de engenheiro do Google sobre jogo de PSP no PlayStation Portal
(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

O engenheiro é pesquisador de vulnerabilidade em nuvem no Google e trabalhou com o engenheiro de segurança da empresa, Calle Svensson, na gambiarra no PlayStation Portal.

Jogos de PSP no PlayStation Portal

PlayStation Portal
(Imagem: Divulgação/Sony)

Nguyen também confirmou que a gambiarra é “baseado em software”. Isso significa que não exigiu modificações no hardware – por exemplo: soldagem e chips adicionais. Por ora, o engenheiro postou apenas a foto do aparelho hackeado, mas pode lançar alguns vídeos para demonstrar a gambiarra neste fim de semana.

Embora o exploit do PlayStation Portal seja o mais recente numa longa série no PlayStation, não está claro quando (ou se) um jailbreak será disponibilizado para o público. “Não há lançamento planejado para um futuro próximo, e há muito mais trabalho a ser feito”, escreve Nguyen em outra postagem no X. A ver onde essas gambiarras vão dar.




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui