A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa neste domingo, 3. As provas terão início às 13h30 (horário de Brasília). A segunda fase será em 10 de novembro.
Responsável pelo Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes cheguem ao local de prova com antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. É importante lembrar que o acesso ao local só será permitido mediante apresentação de documento oficial com foto, como o RG.
Ao todo, 4,3 milhões de participantes estão inscritos para fazer as em 2024. O exame se tornou a principal porta de entrada para educação superior no Brasil. Por meio dele, os alunos disputam vagas em universidades públicas e particulares através do Sistema de Seleção Unificada.
Além disso, o Enem dá acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas em instituições privadas, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) — que fornece empréstimos para custear mensalidades de cursos de graduação. As notas também são aceitas por diversas instituições de ensino em Portugal, que oferecem aos estudantes brasileiros a chance de estudar em universidades portuguesas.
Estrutura das provas e documentos necessários
No primeiro dia de provas, os candidatos responderão a questões dos seguintes temas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias; e
- Redação.
Já no segundo dia, as matérias cobradas serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Entre as documentações aceitas para identificação dos participantes, está a novidade da Carteira de Identidade Nacional digital. Além disso, são aceitos documentos como RG, CNH e passaporte, todos com foto e dentro do prazo de validade.
Regras sobre materiais e objetos no Enem
De acordo com o Inep, apenas as canetas de tinta preta e material transparente serão permitidas para realização das provas do Enem. Participantes que necessitam de atendimento especializado devem ter feito essa solicitação no ato da inscrição.
Durante a realização das provas, é proibido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, bem como outros objetos pessoais, tais como relógios, bonés e óculos escuros. Esses itens deverão ser guardados em envelopes fornecidos pelos fiscais.
Para aqueles que necessitam comprovar presença no exame, o Inep disponibiliza uma declaração de comparecimento. Esse documento deve ser impresso pelo participante no site oficial e apresentada no dia da prova para ser assinada pelo coordenador de local.