Anna Beatriz Rebouças Bezerra Veríssimo, 21, foi uma das 12 pessoas com nota máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. A estudante do Rio Grande do Norte pretende estudar medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
À CNN, a jovem disse que se sentiu confortável quando abriu a prova e viu o tema da redação. Em 2024, os participantes escreveram sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“Gostei muito, porque esse tipo de tema social é muito do que eu leio, do que eu gosto de estudar”, comentou.
Apesar disso, ela não esperava tirar a nota 1.000. “Justamente por ser tão estudado na escola, tão debatido, você precisa ter um diferencial para se destacar. E eu não imaginava que a minha redação teria isso“.
Anna Beatriz disse que não sabe o que chamou a atenção dos corretores, mas suspeita que tenha sido sua autenticidade, já que ela evitou copiar modelos prontos da internet.
A jovem realiza o Enem desde a primeira série do ensino médio como treineira. Depois que terminou a escola, ela passou a estudar em casa, mas o ambiente não era favorável aos estudos. Até que, em 2024, Anna Beatriz ganhou uma bolsa para o curso preparatório para o Enem do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, e se mudou para estudar.
“Tentava fazer a prática semanal [de redação], mas confesso que nem sempre eu conseguia, porque a rotina de vestibular é muito corrida”, comentou.
Mas os simulados eram indispensáveis para a jovem: “foi muito importante para ter estratégia de prova, para conseguir fazer uma redação no tempo correto, sem que eu ficasse prejudicada nas questões.”
Por fim, a estudante mandou uma dica para quem pretende ter um bom desempenho na redação: “Procure ler livros, revistas, buscar sua fonte de informação para não ficar desatualizado e sempre busque melhorar [o texto]”.