quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioEducaçãoEnem 2024: “Simulado era indispensável“, diz jovem do RN que tirou nota...

Enem 2024: “Simulado era indispensável“, diz jovem do RN que tirou nota mil

Anna Beatriz Rebouças Bezerra Veríssimo, 21, foi uma das 12 pessoas com nota máxima na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. A estudante do Rio Grande do Norte pretende estudar medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

À CNN, a jovem disse que se sentiu confortável quando abriu a prova e viu o tema da redação. Em 2024, os participantes escreveram sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

“Gostei muito, porque esse tipo de tema social é muito do que eu leio, do que eu gosto de estudar”, comentou.

Apesar disso, ela não esperava tirar a nota 1.000. “Justamente por ser tão estudado na escola, tão debatido, você precisa ter um diferencial para se destacar. E eu não imaginava que a minha redação teria isso“.

Anna Beatriz disse que não sabe o que chamou a atenção dos corretores, mas suspeita que tenha sido sua autenticidade, já que ela evitou copiar modelos prontos da internet.

A jovem realiza o Enem desde a primeira série do ensino médio como treineira. Depois que terminou a escola, ela passou a estudar em casa, mas o ambiente não era favorável aos estudos. Até que, em 2024, Anna Beatriz ganhou uma bolsa para o curso preparatório para o Enem do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, e se mudou para estudar.

“Tentava fazer a prática semanal [de redação], mas confesso que nem sempre eu conseguia, porque a rotina de vestibular é muito corrida”, comentou.

Mas os simulados eram indispensáveis para a jovem: “foi muito importante para ter estratégia de prova, para conseguir fazer uma redação no tempo correto, sem que eu ficasse prejudicada nas questões.”

Por fim, a estudante mandou uma dica para quem pretende ter um bom desempenho na redação: “Procure ler livros, revistas, buscar sua fonte de informação para não ficar desatualizado e sempre busque melhorar [o texto]”.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui