O vestibulando Guilherme Garcia Munuera, 22, foi uma das pessoas que tirou pontuação acima de 900 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Por pouco, ele não garantiu a nota máxima na redação (mil).
O jovem, que obteve a nota 980, tenta entrar no curso de medicina e, com certeza, o desempenho na redação o deixa mais próximo de conseguir a vaga na universidade. No Enem 2024, o tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Em depoimento enviado à CNN, Guilherme disse que ficou preocupado com a correção, já que este ano teve “rumores de que a redação teria uma correção mais rigorosa”. Apesar disso, ele estava confiante de que teria uma boa nota, pois se preparou durante o ano inteiro, com aulas e correções semanais, e era aluno do cursinho Poliedro.
Para o estudante, o segredo para tirar uma boa nota foi a constância da escrita, fazendo com que ele corrigisse os erros durante o ano. “Com isso, nas semanas antes de precisar escrever a redação definitiva da prova eu já tinha na minha cabeça tudo que precisava ser feito.”
Outra peça-chave é um bom repertório externo, como livros e filmes que tragam uma abordagem diferente do que os estudantes já estão acostumados.
“Dois dias antes do Enem eu tinha terminado de ler ‘Torto Arado’, que é um livro sobre a cultura de matriz africana. Um dos capítulos relatava justamente a valorização das crenças e manifestações da herança africana, então é claro que já fiquei empolgado e usei um trecho da obra para fazer uma ótima introdução, o que deu certo!”, contou.
Guilherme ainda destaca que o importante é “não negligenciar a redação e iniciar o processo de escrita sem medo de errar, sem receios de notas baixas nas correções e se permitir tentar diferentes formas de argumentação, até acharem uma maneira que se sintam mais confiantes e que possibilite boas notas, sem ficar engessado em algo padronizado”.
- Prepare um bom repertório externo;
- Permita-se tentar diferentes formas de argumentação.
O resultado do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13) de manhã. Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e da redação na página do participante.
Nesta edição, apenas 12 textos alcançaram a nota mil.
Os estados que tiveram a nota máxima foram Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.