A tragédia que atinge o estado do Rio Grande do Sul vai piorar nos próximos dias. A MetSul Meteorologia emitiu um alerta nesta quarta-feira (8) para enchente de “graves proporções” para os próximos dias e início da próxima semana.
O sul do estado será mais afetado pela chegada das águas do Guaíba na Lago dos Patos. A quantidade de água que avança “é extraordinária e jamais vista“, dizem os meteorologistas.
Pelotas será coberta pela água
Em Pelotas, a água atingirá níveis também nunca vistos, inclusive no centro da cidade. É esperado que grande parte do município fique debaixo d´água. Muitos locais serão afetados por inundação de “severa a extrema”, informa o alerta da MetSul.
A prefeitura de Pelotas, inclusive, divulgou um mapa que destaca quais são as regiões com maior risco de inundação:
Por enquanto, o nível da Lagoa em Pelotas está estável, mas irá aumentar nos próximos dias. Como não há referência de nenhum evento parecido, é esperado que o mapa acima ainda sofra mudanças.
Rio Grande em alerta
Outra cidade que será diretamente afetada em diversos pontos será Rio Grande. São esperados bloqueios em rodovias e inundações em lavouras. A situação é tão grave que pode formar uma grande massa de água, unindo as lagoas Mirim e dos Patos.
Mais chuva em Porto Alegre
- A chuva também voltará a atingir a capital Porto Alegre, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes.
- Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a precipitação até domingo (12) seja de 125 milímetros.
- Isso significa que, em apenas 5 dias, o volume de chuva na capital gaúcha pode superar a média mensal para todo o mês de maio: 113 milímetros, média registrada desde 1991.