O Programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade, uma das modalidades do Brasil Mais Produtivo, tem o objetivo promover a inovação e melhorias na gestão, com foco em produtividade, aumento no faturamento e redução dos custos para os pequenos negócios.
Levantamento do Sebrae mostra que, em 2024, os negócios piauienses que participaram do programa tiveram um incremento de 21,4% no faturamento. Esse resultado garantiu ao Piauí 1º lugar em nível nacional nessa modalidade do Brasil Mais Produtivo, percentual bem acima da média nacional, que foi de 11,1%.
Além do ganho de faturamento, as empresas tiveram aumento de produtividade de 27,7%, colocando o Piauí na 8ª posição entre todos os Estados do país. Vale destacar que a meta estabelecida para aumento de produtividade era de 15% e o resultado obtido foi quase o dobro do planejado.
“Esses resultados mostram a importância do programa para o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios do Estado. O Sebrae continuará firme no compromisso de fomentar a inovação e contribuir para o aumento da produtividade e do faturamento das empresas. O novo ciclo do programa já está com inscrições abertas e a nossa expectativa é ter mais empresas obtendo esses resultados significativos”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Ana Beatriz Costa.
O empresário Joel Matos, da Loja QCharme, destaca que o programa contribuiu para que fossem implementadas melhorias no seu empreendimento. “O programa ALI foi uma experiência incrível. Gostei bastante do acompanhamento personalizado, que nos ajudou a identificar melhorias e oportunidades. Além disso, o networking criado por meio do programa, me permitiu trocar experiências e ideias com outras empresas, entender desafios comuns do mercado e, principalmente, estabelecer conexões valiosas que poderão gerar parcerias futuras. Foi muito enriquecedor e impactou positivamente na forma como enxergamos nosso negócio e como nos planejaremos para o futuro”, relatou o empresário.
NOVO CICLO DO PROGRAMA
Na modalidade ALI Produtividade, a empresa é conduzida por uma jornada de inovação, com foco em maior faturamento e/ou redução de custos. A jornada segue o seguinte fluxo: Mapeamento de Desafios – Busca de Soluções – Medição de Indicadores – Teste da Solução – Implantação da Solução – Avaliação da Jornada e dos Resultados.
O atendimento, que é contínuo, presencial e gratuito, é feito por um Agente Local de Inovação (ALI), capacitado pelo Sebrae para levar orientações personalizadas e sob medida para os empreendimentos, visando a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.
As inscrições para o novo ciclo do programa seguem até o dia 28 de fevereiro e devem ser feitas no endereço eletrônico https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo.
Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae no Piauí podem ser obtidas no portal www.pi.sebrae.com.br, nos canais digitais da instituição, na Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), ou ainda nas Unidades Regionais do Sebrae, localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi