sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioEconomiaEmpresas devem entregar relatório de igualdade salarial hoje

Empresas devem entregar relatório de igualdade salarial hoje

As empresas brasileiras com mais de 100 funcionários têm até este sábado, 31, para enviar o relatório de igualdade salarial ao Ministério do Trabalho e Emprego. A medida, introduzida pelo governo no ano passado, busca monitorar a equidade salarial entre homens e mulheres no ambiente corporativo.

A legislação estipula que as empresas que não cumprirem o prazo para entrega do relatório de igualdade salarial ou fornecerem informações incorretas estarão sujeitas a multas. No ano passado, porém, essas penalidades não foram amplamente aplicadas, como explicou o advogado Antônio Vasconcellos Júnior, sócio-fundador da AVJ Advogados Associados.

“O que vimos no ano passado foi a grande preocupação das companhias sobre o tema, em especial, pela divulgação de dados sensíveis e estratégicos”, declarou o especialista sobre o Relatório de Igualdade Salarial.

“Este ano, o cenário está diferente, seja pelo fato de a empresa já ter adotado as providências para cumprimento da lei que prevê a obrigatoriedade da divulgação, ou ainda, em razão da decisão obtida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais que conseguiu decisão desobrigando as companhias a realizarem tal divulgação”, afirmou.

Empresas precisam adotar medidas que visam a igualdade salarial

O advogado Antônio Vasconcellos também indicou que, “de qualquer forma”, é de “extrema importância que as empresas adotem medidas preventivas visando a igualdade salarial”. Para as companhias que ainda não se adequaram, a recomendação é que façam isso o mais rápido possível.

“É fundamental que os estabelecimentos se organizem para adotar medidas que efetivamente resultem na igualdade salarial. Além de evitar possível passivo trabalhista, o compromisso da empresa com a igualdade de gênero no ambiente de trabalho demonstra o compromisso da companhia em relação aos seus colaboradores,” acrescentou.

Vasconcellos indicou que, a “despeito da decisão que desobriga a publicidade dos dados, destacamos que a legislação atual estabelece que todas as empresas com mais de 100 empregados devem fornecer os dados necessários ao Ministério do Trabalho, garantindo a transparência e a conformidade com as normas de igualdade salarial”.

As empresas que negligenciarem essa obrigação podem enfrentar não apenas consequências legais, mas também danos à sua reputação no mercado.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui