sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaEmpresas de robotáxis lutam para conquistar a confiança dos passageiros

Empresas de robotáxis lutam para conquistar a confiança dos passageiros

Embora os veículos autônomos já tenham percorrido milhões de quilômetros, ainda enfrentam dificuldades para conquistar a confiança dos passageiros. Uma matéria da BBC explica que empresas como a Waymo buscam demonstrar a segurança e a eficiência de seus carros, destacando a importância de tornar os passageiros confortáveis com a ideia de viajar sem um motorista humano.

A Waymo, que oferece serviços de robotaxi sem motoristas de segurança desde 2020, realiza cerca de 150 mil viagens semanais em cidades como São Francisco, Los Angeles e Phoenix.

A empresa aposta em criar familiaridade com os passageiros, mantendo assentos voltados para a frente, como em táxis tradicionais, para que os usuários vejam para onde o carro está indo. No entanto, apesar do crescimento, o número de viagens realizadas por empresas de robotáxi ainda é pequeno comparado a gigantes como a Uber.

A Zoox, subsidiária da Amazon, adota uma abordagem diferente, com veículos autônomos bidirecionais, sem volante ou telas, e foca em proporcionar uma experiência de passeio imersiva. Além disso, ambas as empresas utilizam operadores humanos para fornecer assistência remota em situações imprevistas.

Leia mais

Adoção em massa dos robotáxis ainda não está tão perto de virar realidade – Imagem: shutterstock/Iv-olga

Outras empresas como a Cruise, da General Motors, têm enfrentado desafios, como a perda de sua licença de operação na Califórnia após um incidente envolvendo um pedestre.

A Cruise agora se concentra em melhorar a segurança e a assistência remota, enquanto planeja retomar suas operações com motoristas de segurança em algumas cidades.

Os robotáxis estão crescendo – mas há obstáculos

  • O mercado global de robotaxis está em expansão, com empresas testando seus veículos em cidades dos EUA, China e outros países.
  • Na China, a gigante AutoX lidera o mercado, com uma frota de veículos autônomos operando em várias cidades, enquanto a Apollo Go, da Baidu, também oferece serviços de robotaxi a preços baixos.
  • Apesar de avanços em alguns países, a aceitação do público ainda é um grande obstáculo.
  • Muitas pessoas continuam relutantes em usar veículos autônomos, com questões de segurança sendo uma das maiores preocupações.
  • As empresas do setor, incluindo a Waymo, Zoox e Cruise, continuam a desenvolver suas tecnologias e estratégias para conquistar a confiança dos passageiros.

Com novos concorrentes entrando no mercado, como a Tesla, que planeja lançar seu próprio robotáxi em 2026, o campo de batalha para conquistar a confiança dos consumidores promete ser desafiador.

As regulamentações também precisam evoluir para permitir uma adoção em larga escala, e pode levar anos até que os robotáxis se tornem uma opção comum para os passageiros.

Cruise
Regulamentações para robotáxis ainda estão sendo construídas para permitir que o setor avance (Imagem: Michael Vi / Shutterstock)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui