Para turistas que retornam de férias, um rolo de fotos e uma mala cheia de lembranças costumam ser o mais próximo que conseguem chegar de trazer um pedaço de sua viagem de volta para casa. Agora, a empresa de comunicações ItalyComunica afirma ter enlatado o próprio ar do Lago di Como, e vender essas latas por € 9,90 (cerca de R$ 60).
Cada lata teria 400 mililitros de “ar 100% autêntico”, coletado do Lago di Como, um destino que tem atraído cada vez mais visitantes nos últimos anos devido à sua beleza e à presença de celebridades — George e Amal Clooney têm uma casa perto da região, sendo que filmes como “007: Cassino Royale” e “Casa Gucci” foram gravados lá.
Mais de 5,6 milhões de pessoas visitaram o Lago di Como em 2023, e o número só cresce, conforme o órgão de turismo da Lombardia.
Para aproveitar essa demanda, o especialista em marketing Davide Abagnale criou um site para venda de pôsteres do Lago di Como, inspirado pelos pôsteres de São Francisco e Los Angeles, que viu durante sua lua de mel, em 2022.
Agora, a nova iniciativa — a venda de latas de ar — busca “criar uma lembrança que os turistas possam transportar facilmente” e “algo original, divertido e até provocativo”, explicou um porta-voz da ItalyComunica à CNN Travel.
“Não é um produto, é uma memória tangível que você guarda no coração”, comentou Abagnale à CNN Travel, acrescentando que, depois de abertas, os turistas podem usá-las como porta-canetas.
Nem todos ficaram entusiasmados com a ideia. O prefeito de Como, Alessandro Rapinese, disse que preferiria outros tipos de souvenirs, como os tradicionais lenços de seda da região.
“É uma ideia curiosa, mas não para todos”, afirmou ele à CNN Travel. “Mas, como prefeito de uma das cidades mais bonitas da Itália, se alguém quiser levar um pouco do nosso ar para casa, que seja — desde que levem também boas lembranças do lugar.”
Chiara Piscitelli, que vende as latas em sua livraria em Como, descreveu o item como “gadget” — que significa prático, inovador e pequeno.
Apesar da novidade aparente, o Lago di Como não é o primeiro destino italiano a oferecer “ar enlatado”. Abagnale explica que a ideia veio de outros lugares, como Nápoles, onde o “ar local” já é vendido há anos.
E em 2020, uma empresa começou a vender garrafas de ar “autêntico” da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, para que britânicos no exterior sentissem o “ar de casa”.
Outros destinos, como a Islândia, também vendem latas de ar para turistas, e uma empresa canadense viu as vendas explodirem em 2015 quando clientes chineses começaram a comprar seu ar enlatado em abundância.