A China está buscando o espaço de principal produtora de veículos elétricos. Para isso, além da quantidade, é necessário aprimorar a velocidade de produção. E é exatamente isso o que promete a montadora GAC.
Uso de IA e outras tecnologias aumenta a velocidade de produção dos veículos
A nova fábrica da empresa, em Changsha, na província de Hunan, tem como objetivo produzir cerca de 200 mil veículos por ano. Isso significa que a unidade será capaz de “fabricar” um carro novo a cada 53 segundos.
O primeiro modelo a sair da linha de produção é o Aion V de segunda geração, lançado na China em julho deste ano por cerca de 16.462 euros (ou R$ 100 mil). No primeiro mês em operação, a nova fábrica produziu 9 mil carros elétricos. A promessa é que a capacidade máxima será alcançada no início de 2025.
A GAC utiliza tecnologias avançadas de modelagem de inteligência artificial e simulação, o que reduz em 25% o tempo de resolução de problemas e economiza 30% de espaço. Além disso, o sistema logístico “inteligente” aumenta em 40% a precisão na entrega de componentes e reduz em 25% o tempo de entrega dos veículos finalizados.
Leia mais
Capacidade de produção de 600 mil unidades por ano
- A nova fábrica é a terceira da GAC na China.
- As outras duas têm uma capacidade de produção combinada de 400 mil veículos por ano.
- Isso significa que a montadora conseguirá produzir, assim que o novo espaço atingir a capacidade máxima, 600 mil unidades anualmente apenas em território chinês.
- Apesar das façanhas, a empresa chinesa não será a mais rápida do mundo na fabricação de automóveis.
- A Ford e Tesla, por exemplo, conseguem produzir seus modelos em 49 segundos e 40 segundos, respectivamente.
- As informações são do InsideEVs.