sábado, fevereiro 22, 2025
InícioDestaqueEmgerpi realiza treinamentos de combate à incêndio e noções de primeiros socorros...

Emgerpi realiza treinamentos de combate à incêndio e noções de primeiros socorros

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) iniciou, nessa terça-feira (18), treinamentos para capacitar os funcionários sobre como identificar riscos de incêndios e ensiná-los as noções básicas de primeiros socorros/ Suporte Básico de Vida (SBV), que consistem no protocolo de atendimento correto à vítima até a chegada dos paramédicos ou unidade de saúde.

Os treinamentos, organizados pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), serão também durante os dias 24 de fevereiro, 20 e 27 de março. As técnicas para a primeira turma foram repassadas por um dos socorristas do Samu Aéreo, Fabian Lima, e dois técnicos de segurança do trabalho do Centro Integrado de Atenção do Servidor do Piauí (Ciaspi), Gilzeanny Caroliny e Jozimar Júnior.

Entre os tipos de técnicas de atendimentos que salvam vidas, dadas pelo instrutor do Samu Aéreo, estavam: ventilação boca a boca voltada para paradas cardiorrespiratórias, controle de hemorragia, engasgos, além da lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação de pessoas em primeiros socorros em estabelecimentos e escolas.

“Capacitar os trabalhadores dos órgãos do Estado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio nas edificações, estabelecem requisitos mínimos e conhecimentos para situações de emergência”, comentou a técnica do Ciaspi, Gilzeanny Caroliny.

Segundo o técnico de segurança do trabalho da Emgerpi, Antoniel Mendes, a falta de treinamento na área pode levar as consequências desastrosas, como atrasos no atendimento de emergências e aumento de riscos à vida e ao patrimônio. “Estes treinos aumentam a segurança no ambiente de trabalho, previnem acidentes graves e garantem uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. Uma equipe bem preparada transmite confiança e mostra o compromisso da empresa com o bem-estar de seus colaboradores”, afirmou.

A gerente de cadastro e lotação da empresa, Mary Sousa, participou da primeira turma da capacitação. Segundo ela, “todos os treinamentos para a prevenção e cuidado com o ambiente de trabalho são necessários. Acho que precisamos saber os riscos e como nos proteger, evitando acidentes que, por ventura, possa acontecer pela falta de informações corretas”, explicou.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui