Visando capacitar e conscientizar seus funcionários a utilizarem tecnologias digitais de forma responsável e sustentável, promovendo boas práticas no uso da inteligência artificial (IA) e redes sociais no ambiente corporativo, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) finalizou, nesta quinta-feira (28), mais um treinamento.
Com duração de dois dias, a nova capacitação foi ministrada pelos profissionais Raniery Almeida, Raphael Cianga e Debora Galvão, que possuem experiências, respectivamente, nas áreas de tecnologia, inteligência artificial (IA) e sustentabilidade ambiental.
Conforme o especialista em práticas, políticas e regulamentos vigentes do ambiente digital, Raniery Almeida, o objetivo geral do treinamento foi “estimular boas práticas dos empregados quando o assunto é otimizar suas atividades diárias, sempre alinhadas às diretrizes éticas e aos valores da Emgerpi. Orientá-los também sobre como utilizarem essas tecnologias digitais de forma responsável e sustentável, promovendo práticas corretas no uso das redes sociais e incorporando ferramentas de IA para dinamizar suas produtividades”.
Para o especialista em direito digital, Raphael Cianga, a internet não é terra sem lei e explicou aos funcionários sobre os impactos positivos e negativos que as redes sociais podem trazer para suas vidas, podendo interferir em suas relações profissionais ou pessoais. “Cada postagem é um reflexo de quem somos para o mundo. Reflita seus valores e objetivos em tudo que for compartilhar e questionem-se sobre sua vitrine on-line. O que as suas redes sociais dizem sobre vocês?”, indaga o ministrante do treinamento.
Entre as orientações dadas no evento estava como desgoogalizar a mente, visto que os palestrantes apontaram que o Google trata-se de um buscador para obter respostas, enquanto a IA (ChatGPT) é um algoritmo/assistente humano inteligente criado, em 2022, para que a máquina imite o comportamento humano e ajude as pessoas a realizarem trabalhos de forma mais rápida e eficiente.
Vanclif Melo trabalha há quatro anos na Emgerpi. Para o assessor técnico do setor financeiro “a IA para os servidores públicos é uma grande aliada, pois é possível automatizar processos, melhorando a eficiência e qualidade dos serviços públicos e tendo transparência em todos os trabalhos”.
O diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, fez abertura da capacitação falando da alegria de ver os funcionários interessados em aprender coisas novas. “Parabéns aos colaboradores presentes e aproveito para dizer que a meta da nossa gestão é promover também uma educação digital, sempre atenta à proteção de dados e zelando pela performance das equipes enquanto agentes públicos estaduais”, destacou o gestor.
Débora Galvão é professora de direito e abordou o tema “Transformação digital: uma mudança cultural e sustentável”. Em sua fala, a especialista destacou a mudança cultural sustentável, que deve ser consolidada na esfera estadual após o uso correto das tecnologias e sistemas como, por exemplo, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
“Por meio dessas práticas, gera-se economia de energia, evita-se também o uso de papel, evitando que o estado lance, de forma desnecessária, resíduos danosos ao meio ambiente. A ideia é que os funcionários da Emgerpi façam a correta adesão aos processos tecnológicos, indispensáveis para a manutenção dessa nova consciência que se espera agora da administração pública”, afirmou a docente.