Em um ato solidário, funcionários da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) doaram mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis à instituição de caridade Imaculada Coração de Maria, que é sede em Teresina da organização religiosa ‘Fraternidade Maria Mãe de Deus’.
Por meio da campanha “Doe Amor em Forma Alimentos”, gestores e colaboradores da Emgerpi arrecadaram e entregaram os mantimentos nesta sexta-feira (20), data considerada o Dia Internacional da Solidariedade Humana, onde se deseja reconhecer o valor universal das ações solidárias no mundo.
Localizada no bairro Ilhotas, a entidade Imaculada Coração de Maria de Teresina tem por missão acolher pessoas em situação de rua e dependentes químicos do gênero masculino e feminino. Atualmente a casa possui 12 internos, que trabalham a dependência química através da espiritualidade mediante apoio de frades e freiras.
O acolhimento do público masculino é feito na sede da instituição, já as mulheres recebem atendimento na casa das irmãs, situada no bairro Santa Maria da Codipi. A Imaculada Coração de Maria de Teresina tem oito anos e sobrevive de doações voluntárias.
Ao receber os mantimentos, o guardião da sede, frei Mariano, agradeceu o gesto solidário dos empregados da Emgerpi e explicou que ver na ação a providência divina e o amor eucarístico. “Agradeço estas doações, pois nosso trabalho consiste em atender famílias carentes, fazendo até mesmo doações de cestas básicas e quentinhas para moradores de ruas”.
Quanto ao resultado do trabalho feito pela entidade, o frei disse que muitos acolhidos pela instituição já conseguiram voltar para suas famílias, ter seus empregos de volta e ser inseridos na sociedade de forma mais saudável.
O período de arrecadação da campanha aconteceu entre os dias 5 e 19 de dezembro, ficando os pontos de recolhimento das doações na recepção da sede da Emgerpi e no prédio do arquivo geral. Somente o setor jurídico da Emgerpi doou mais de 200kg de alimentos, como feijão, arroz, macarrão e leite.
Marciela Maria é gerente de processos cíveis da assessoria jurídica da Emgerpi e estava entre os empregados da estatal que ajudaram a mobilizar colaboradores de outros setores a participar da ação solidária. “Nós do setor jurídico da Emgerpi nos reunimos para fazer estas doações e estamos felizes de ajudar também a mobilizar outros amigos de trabalho a abraçar esta campanha linda. Estamos felizes de doar tantos alimentos para a instituição de caridade escolhida”, disse.
Ao fazer a entrega dos alimentos, o diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis, declarou que além de manifestar a responsabilidade social da empresa com quem precisa de atenção social, a campanha solidária gerou outro grande impacto positivo, que foi o sentimento de satisfação entre os colaboradores de trabalhar num lugar onde as pessoas se mobilizam para acolher as necessidades do próximo”, ressaltou.
A equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da Emgerpi (SST) foi responsável pela organização da ação. Para a assistente social da empresa, Susana Aguiar, a campanha em prol do bem comum permitiu que os empregadores desenvolvessem gestos mais fraternos ao longo da semana que antecede o natal. “Esta ação voluntária foi com uma das iniciativas mais solidárias e bonitas já feitas pelos profissionais da Emgerpi”, finalizou.