Lançada no dia 8 de janeiro, a campanha “Janeiro Branco: Saúde Mental é Vida” foi elaborada pela equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) para destacar as principais causas do adoecimento mental. Em alusão à campanha, nesta terça-feira (21), os colaboradores da empresa, lotados na sede e Arquivo Geral, participaram de duas palestras com profissionais do Centro Integrado de Atenção do Servidor do Piauí (Ciaspi).
Com a atividade, que contou também com a entrega de laços brancos (símbolo do cuidado com a saúde emocional), a direção da Emgerpi visa promover uma reflexão mais profunda sobre a necessidade dos cuidados com a mente e também incentivar cada empregado a buscar ajuda psicológica quando necessário.
Realizadas na sala de reunião da Emgerpi, a atividade com os funcionários envolveu dinâmica de manejo das emoções e técnicas de relaxamento com a fisioterapeuta do Ciaspi, Aryanne Aguiar.
O servidor Osmar de Sousa é um dos assistentes administrativos da Emgerpi, lotado no arquivo geral. Para ele, a ação de saúde deve despertar os cuidados com as emoções dos participantes. “Vejo este evento como algo para melhorar a qualidade de vida e os relacionamentos das pessoas. Por isso, é sempre importante que todos abracem esta causa. O material apresentado mostrou exatamente aquilo que a empresa precisa entregar para que a gente possa melhorar a saúde mental no dia a dia”.
Nayane Caroline é psicóloga do Ciaspi. Em sua apresentação, a profissional disse que o foco foi a saúde mental no ambiente de trabalho. “A nossa meta foi contribuir para um momento de bem-estar destes servidores públicos. Um espaço para discussão mais ampla sobre prevenção e os demais cuidados para manter a saúde emocional de todos.”
Gestores e integrantes da equipe SST da empresa também deram contribuições para estimular os empregados a compreender mais sobre o autocuidado com as emoções.