A Empresa Brasileira de Aviação (Embraer) divulgou, neste domingo, 21, seu primeiro protótipo de “carro voador”. A companhia apresentou o transporte na Farnborough Airshow, na Inglaterra.
A Embraer trabalha no projeto desde o ano de 2017 e até criou uma divisão especial para liderar os estudos. Trata-se da Eve Air Mobility.
O próximo passo da aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL) é passar por uma bateria de testes.
Segundo a Eve, o objetivo é “avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança”.
O modelo chamado de carro voador se parece mais com um helicóptero. Ambos compartilham do mesmo conceito de voo, que é o VTOL (aterrissagem e pouso na vertical).
A principal diferença é que o helicópteros contam com dois motores: um principal e outro na cauda. Os eVTOLS possuem mais motores e são integralmente elétricos.
A primeira unidade em escala real foi construída pela Eve na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Sem nome oficial, o veículo foi batizado de Eve 01.
Carro voador da Embraer ainda está longe da realidade
Segundo a Eve Air Mobility, os modelos de carro voador passarão a funcionar apenas no ano de 2026. A companhia já possui mais de 2,8 mil cartas com intenção de compra — antes mesmo de apresentar um protótipo funcional.
O suprassumo do projeto é fazer com que os voos de eVTOLS sejam mais acessíveis do que os de helicóptero. Apesar disso, a condução será restrita a pilotos de helicópteros e companhias aéreas.
A empresa de transporte por aplicativo Uber tem interesse no projeto. A Embraer acredita que o a iniciativa pode revolucionar a mobilidade urbana.