segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioInternacionalEmbaixadora da Nicarágua expulsa do Brasil é nomeada ministra

Embaixadora da Nicarágua expulsa do Brasil é nomeada ministra

O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, designou a embaixadora Fulvia Castro, expulsa pelo governo brasileiro na quinta-feira 8, para o cargo de ministra, informou a Folha de S.Paulo. Membros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interpretaram essa decisão como uma provocação.

O Itamaraty havia ordenado a expulsão de Fulvia Castro, em retaliação à exigência de Ortega para que o embaixador do Brasil em Manágua, Breno de Souza da Costa, deixasse o país. Costa foi expulso na Nicarágua na quarta-feira 7.

Rosario Murillo, mulher de Ortega e vice-presidente da Nicarágua, anunciou na quinta-feira que Fulvia Castro assumirá o cargo de ministra da Economia Familiar.

“Fulvia Castro está a caminho de nossa Nicarágua, onde atuará como ministra da Economia Familiar depois de sua chegada e assim que a nomeação oficial for formalizada por nosso presidente”, declarou Murillo.

Ortega decidiu retaliar o governo brasileiro devido à tentativa secreta do Brasil de mediar a crise na Nicarágua e buscar uma solução política. A expulsão do embaixador Breno de Souza da Costa frustrou os planos de transição política articulados pelo governo brasileiro.

Negativa do ditador Daniel Ortega de liberar bispo preso por motivos políticos

O Brasil se colocou no papel de mediador entre o Vaticano e Manágua. A reivindicação era para que a Nicarágua libertasse bispos presos no país desde 2022. A decisão de romper com o governo nicaraguense ocorreu depois que Ortega negou a soltura do bispo católico Rolando Álvarez, um dos principais críticos da gestão do ditador.

Já a decisão da Nicarágua de expulsar o diplomata brasileiro foi tomada, formalmente, por causa da ausência do Brasil nas celebrações dos 45 anos da Revolução Sandinista. Os esquerdistas Lula e Ortega, boa parte do tempo depois da tomada de poder pelos sandinistas, se mantiveram unidos. Neste momento, porém, eles estão rompidos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui