O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse que está “muito desapontado” com a postura do governo Luiz Inácio Lula da Silva sobre o ataque do Irã ao território israelense. A declaração ocorreu neste domingo, 14, para a emissora CNN Brasil.
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota na noite deste sábado, 13, sobre o ataque iraniano. No comunicado, o Itamaraty não condena a ofensiva. Isso gerou desconforto para o governo de Israel.
“Procurei, mas não achei um tipo de condenação, infelizmente”, disse Zonshine. “Fiquei muito desapontado. Acho que quando há este tipo de ataque, e o Brasil aceita isso, ou pelo menos não condena, como disse, fiquei muito desapontado que isso não aconteceu. Espero que não vamos ter que continuar com este tipo de mensagem.”
O ataque ocorreu durante a noite deste sábado. Na ocasião, o Irã disparou mais de 300 drones explosivos e mísseis contra Israel. As forças de defesa israelenses conseguiram abater 99% dos projéteis. Não houve mortes, mas uma criança de 10 anos ficou ferida.
Durante entrevista à CNN Brasil, o embaixador se referiu ao comunicado divulgado pelo Itamaraty. A nota informa que o Brasil pede “máxima contenção” para evitar “escalar” o conflito entre Irã e Israel.
“O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção”, afirmou o Itamaraty, por meio de nota. “E conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.”
Apesar de chamar o conflito de “grave preocupação”, o governo Lula evitou condenar o Irã e classificou o ataque aéreo como “envio” de drones e mísseis a Israel.