quinta-feira, maio 8, 2025
InícioDestaqueEm Washington, diretor do Interpi participa de reunião no Banco Mundial sobre...

Em Washington, diretor do Interpi participa de reunião no Banco Mundial sobre parcerias para governança fundiária no Piauí

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) participou, nessa terça-feira (6), de uma reunião estratégica com representantes do Banco Mundial, do programa internacional The Land Facility, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), durante a Conferência de Terras 2025, promovida pelo banco, em Washington (EUA).

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Land Facility, uma iniciativa global financiada pelo governo do Reino Unido por meio do Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO). O programa atua em parceria com governos nacionais para apoiar reformas fundiárias eficazes, sustentáveis e adaptadas a contextos locais, promovendo o uso responsável da terra, o crescimento inclusivo e a estabilidade social.

A The Land Facility oferece assistência técnica, apoio institucional e desenvolvimento de capacidades para fortalecer a administração fundiária, com foco especial em regiões da América Latina, África e Sudeste Asiático.

Na ocasião, a atuação do Interpi foi destacada como exemplo de boas práticas em governança fundiária, sendo utilizada pelo Banco Mundial como um case de sucesso na condução de políticas públicas voltadas à regularização de terras no estado do Piauí.

“O reconhecimento da experiência do Piauí como referência internacional reforça nosso compromisso com uma governança fundiária moderna, inclusiva e sustentável”, afirmou o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, que representou o estado na reunião.

Uma nova rodada de reuniões técnicas está prevista para o mês de junho, desta vez no Brasil, com a participação da equipe do Banco Mundial e da Land Facility, visando o aprofundamento das articulações iniciadas em Washington.

A aproximação com atores internacionais reforça a inserção do Interpi em redes globais de governança fundiária e amplia o potencial de parcerias estratégicas que beneficiem o desenvolvimento rural, a justiça social e o uso sustentável da terra no Brasil.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui